Os serviços de inteligência britânicos lançam todos os anos pelo Natal um quebra-cabeças digno de um verdadeiro espião. Este ano, o quiz vem em formato de postal natalício e promete ser “diabolicamente agradável”.
O quebra-cabeças deste ano do GCHQ desafia o público a descobrir nomes de marcos históricos no Reino Unido com sete puzzles, que colocam à prova competências como decifrar códigos, matemática e pensamento lateral.
Segundo o CGHQ, engenho e perseverança são essenciais para completar o desafio lançado pela diretora do serviço, Anne Keast-Butler.
"O desafio foi concebido para ser resolvido por uma mistura de mentes, pelo que é melhor ser enfrentado em grupos de colegas, famílias ou amigos (...) Quer se tenha uma mente analítica, um cérebro criativo ou se prefira a engenharia, há algo para todos", adianta a diretora.
O objetivo é testar as habilidades e atrair potenciais novos funcionários.
Numa entrevista à BBC, o responsável pelo quebra-cabeças deste ano promete um desafio “diabolicamente agradável” e revela que um terço das escolas secundárias do país já fizeram o donwload do quiz.
Colin – nome fictício - esclarece que o tipo de pensamento exigido para resolver o quiz é o mesmo que é necessário para o trabalho feito no GCHQ.
"Precisamos de uma mistura de mentes e de uma mistura de abordagens para resolver puzzles do mundo real e, por isso, encorajamos o pensamento diversificado e abraçamos a neurodiversidade."
O quebra-cabeças completo pode ser visto nesta página do site da agência, na qual são disponibilizadas ainda pistas para resolver o enigma.
Além dos desafios de Natal, os serviços de inteligência costumam partilhar outros quebra-cabeças “divertidos e diabólicos” no site, criados para “testar as mentes”.
Em março, a agência lançou um quebra-cabeças para assinalar a estreia do GCHQ no LinkedIn e como parte de uma campanha de recrutamento.