Casaram em outubro de 2023, numa cerimónia que ainda hoje é recordada, dada a 'pompa e circunstância' com que foi preparada. E, pouco tempo depois, Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Martins mudaram-se para Londres, no Reino Unido, onde ainda se mantêm a viver.
Apesar das visitas regulares a Portugal, sobretudo pela parte da filha de D. Duarte Pio e Isabel de Herédia, o casal continua a viver dias de muita felicidade, tendo já contrariado, inclusive, alguns rumores de uma alegada separação.
Eis o novo projeto que a infanta Maria Francisca estará a assumir
Recentemente, e em entrevista à revista LUX, Maria Francisca falou de como tem vivido os dias ao lado do marido, e abordou um dos assuntos que mais curiosidade tem despertado junto dos fiéis seguidores da realeza: a maternidade.
Numa resposta curta, mas direta, a infanta afirmou: "Quanto a ser mãe, eu gostava muito! Sem pressas, e eu o Duarte mantemos a forte vontade de ser pais".
E acrescentou: "Acho que os meus pais teriam a maior alegria em serem avós". Precisamente sobre essa ligação familiar, Maria Francisca disse também: "A união familiar é o pilar da minha vida e que, graças a Deus, os meus pais me ensinaram desde cedo a valorizar".
Já sobre a vida no estrangeiro, é assumido: "Tem sido um ano extraordinário. Acho que teve um especial impacto em mim e no Duarte, na medida em que nos ajudou a criar, independentes, uma estrutura muito própria dos dois. Não deixo de ter as maiores saudades de Portugal - estar em Londres tornou ainda mais presente a forte ligação que temos ao nosso país".