A revista norte-americana Forbes anunciou as mulheres mais poderosas do mundo de 2024. Entre as 10 primeiras estão líderes mundiais, empresárias e duas filantropas. A maioria das mulheres no top 10 são dos Estados Unidos, mas há também europeias e uma do México.
A mulher mais poderosa do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, é Ursula von der Leyen, uma das principais líderes europeias. Em segundo lugar está Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, e a fechar o top 3 está Giorgia Meloni, primeira-ministra de Itália.
O 4.º lugar é ocupado por Claudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita Presidente do México, seguida de Mary Barra, CEO da General Motors, Abigail Johnson, Julie Sweet, Melinda French Gates, MacKenzie Scott e Jane Fraser.
Da lista fazem ainda parte artistas como Taylor Swift (23.º), Beyoncé (35.º) e Rihanna (76.º).
A lista das mulheres mais poderosas do mundo é elaborada com base em quatro métricas: dinheiro, presença mediática, impacto e esferas de influência.
Segundo a Forbes, as 100 mulheres representam um poder económico de 33 biliões de dólares (31,5 biliões de euros) e inspiram mais de mil milhões de pessoas.
Consulte aqui a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo.