
O Teatro Metaphora está a erguer uma nova peça artística à entrada do centro de Câmara de Lobos. Intitulado ‘Homens do Mar’, o mural presta tributo aos pescadores da freguesia, que há gerações se dedicam à exigente e identitária faina do peixe-espada-preto.
A obra, da autoria do artista urbano Styler, será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 17 de Julho, pelas 18 horas, e resulta de um protocolo de cooperação cultural entre o Teatro Metaphora e a Direcção Regional da Cultura.
Visualmente impactante, o mural retrata barcos e pescadores em plena faina, com destaque para elementos característicos da pesca madeirense: a embarcação tradicional, a ondulação atlântica e o emblemático peixe-espada-preto. “A proposta artística celebra a força, a tradição e a beleza do património marítimo da região”, observa o Teatro Metaphora, citado em nota à imprensa.
Este exercício estético valoriza os profissionais da pesca, promove o turismo cultural e contribui para a consolidação de um roteiro de arte urbana no concelho, para o qual a Associação tem contribuído profundamente. Aliás, o artista realizou recentemente um outro mural no centro da cidade de Câmara de Lobos, que muito tem contribuído para potenciar a arte urbana no Município.
A população, conforme explica a associação, tem acolhido a obra com entusiasmo, especialmente os pescadores locais, que se reconhecem na homenagem.
A associação agradece, em particular, à proprietária do edifício, que generosamente cedeu a fachada para esta intervenção artística, bem como à Câmara Municipal de Câmara de Lobos e à Junta de Freguesia local que prestam apoio operacional para a realização desta obra.