O general Amadeu Garcia dos Santos, militar da Revolução de Abril e antigo Chefe de Estado Maior do Exército, morreu esta sexta-feira, aos 89 anos, confirmou à agência Lusa fonte oficial militar.

Além de chefiar o Exército, entre 1982 e 1983, Garcia dos Santos foi secretário de Estado nos Governos Provisórios liderados por Vasco Gonçalves e Pinheiro de Azevedo e responsável da Casa Militar durante a Presidência de Ramalho Eanes.

(Ministério da Defesa)
(Ministério da Defesa) SIC Notícias

No 25 de Abril de 1974, Garcia dos Santos foi um dos seis oficiais das Forças Armadas que comandaram o golpe militar e o principal responsável pelas comunicações do movimento revolucionário.

No Governo do PS de António Guterres, o general presidiu à Junta Autónoma das Estradas, da qual saiu após denunciar casos de corrupção.

Segundo o Exército, o velório vai realizar-se no domingo entre as 16:00 e as 23:00, na capela da Academia Militar, em Lisboa. No dia 7, segunda-feira, será retomado às 10:00, seguido da missa de Corpo Presente pelas 11:00. Posteriormente, o cortejo fúnebre seguirá para o Cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado às 13:00.

Com Lusa