Depois de AD, PS e Chega, o Presidente da República recebe no Palácio de Belém, na quarta-feira, a Iniciativa Liberal e o Livre no âmbito das audiências aos partidos com representação parlamentar.

Numa nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República, esta terça-feira, pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa recebe os liberais a partir das 11:30 e o partido liderado por Rui Tavares pelas 17:00.

Esta terça-feira foi a vez de AD, PS e Chega, os três partidos mais votados nas eleições legislativas de domingo, serem recebidos pelos chefe de Estado.

PS e Chega com mesmo número de mandatos

O sufrágio ditou que a AD - Coligação PSD/CDS vencesse as eleições legislativas, com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.

A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o terceiro lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.

A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante enquanto o PAN manteve um deputado.

O JPP, da Madeira, conseguiu eleger, pela primeira vez, um deputado.