Foi um dos melhores centrais portugueses da sua geração. Formado no Estrela da Amadora, onde deu nas vistas, brilhou no FC Porto, fez carreira internacional no Desportivo da Corunha, atingindo as meias-finais da Champions, e chegou à Juventus onde terminaria a carreira. Pela Seleção Nacional, foi figura de destaque nas campanhas do Euro 2004 e do Mundial 2006, sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Mas por trás do central duro, nascido e criado na Amadora, havia um lado inesperado.

Nuno Fox

Em conversa com Luís Aguilar, no podcast Ontem Já Era Tarde, Jorge Andrade revela um gosto pouco convencional para quem se habituou a vê-lo a travar os melhores avançados do mundo. “Quando jogava, a minha série preferida eram as Donas de Casa Desesperadas. Vi as oito temporadas. Acalmava-me”, confessa. E não foi apenas passatempo: foi observação atenta: “Gostava de ver as várias personalidades dessas mulheres, como pensavam, como se organizavam, como também faziam as suas maldades. Aprende-se muito com as mulheres”.

SIC Notícias

O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.