Marco Olival aceitou partilhar connosco a experiência que marcou o arranque da sua carreira, graças ao ‘Impulso’, projecto criado pela Câmara Municipal do Funchal, em 2023, para apoiar jovens artistas.

Artigo relacionado: Projecto 'IMPULSO' com reforço financeiro e recorde no número de participantes

Marco tem 25 anos, é natural de Santo António (Funchal), começou os seus estudos, em 2011, na Escola de Dança do Funchal e terminou, em 2018, o Curso Secundário de Dança no Ginasiano Escola de Dança, no Porto. Frequentou a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica pela Companhia Instável e, mais tarde, o Programa de Treino Avançado em Dança Contemporânea no Performact, em Torres Vedras.

Interpretou em projectos de criadores como Victor Hugo Pontes, entre outros, mas a sua afirmação como criador acontece com ‘Indomado’.

O objectivo com a criação musical do Pedro Joaquim Borges era remeter-nos a uma gruta/ilha onde esta figura existe e brinca com as suas ideias, pensamentos e expectativas. Os balões assumem um pouco a forma dessas idealizações desta jovem figura que se comporta de forma autêntica. Achei muito importante transportar os balões, que têm uma conotação festiva, para este imaginário onde os balões são uma alegoria/suposição deste jovem. Neste espectáculo, os balões são flores, uma saia, um amigo imaginário e uma voz que chia juntamente comigo numa canção de embalar Marco Olival
‘Indomado’ foi a primeira criação de Marco Olival com o apoio do projecto 'Impulso'
‘Indomado’ foi a primeira criação de Marco Olival com o apoio do projecto 'Impulso' dnoticias.pt

De realçar que todos os criativos envolvidos neste espectáculo são madeirenses.

Ficha técnica:
  • Criação, direção e interpretação: Marco Olival
  • Dramaturgia de movimento: Luiz Antunes
  • Criação musical: Pedro Joaquim Borges
  • Desenho de Luz: Teresa Antunes
  • Cenografia: Rodrigo Costa
  • Figurino: Henrique Teixeira
  • Fotografia de cartaz: João Hasselberg
  • Fotografia de Ensaio: Margarida Dias
  • Fotografia de cena e vídeo: Ângelo Sousa
  • Gestão do projecto: Heurtebise Associação Cultural
  • Apoios: Casey’s Dance Studio, Teatro Feiticeiro do Norte, Estúdios Victor Cordon, Rede Ex Aequo
O PROJECTO 'IMPULSO':

Marco Olival foi convidado para ser o primeiro criador, na vertente de dança, do projecto ‘Impulso’, em 2023. A terceira edição acontece, nos dias 21 a 27 deste mês, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os espectáculos terão entrada gratuita, com bilhetes disponíveis na bilheteira a partir de 14 de Julho.

Este ano, com um formato inédito de festival , o ‘Impulso’ conta com a participação de mais de metade dos inscritos na edição de 2024. Feitas as contas, são 11 jovens artistas madeirenses com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que vão mostrar o seu talento e criatividade nas mais várias expressões artísticas.

O 'Impulso' não é apenas um programa de apoio - é um gesto de confiança no futuro. Na valorização e no potencial da arte, enquanto instrumento determinante na inclusão de todos numa sociedade que se quer evoluída, repleta de empoderamento individual. Por esse motivo, damos o nome de impulso a este programa CMF