
O Lidl criou e manteve 90.000 empregos em Portugal nos últimos 30 anos, de acordo com um estudo da Forvis Mazars para o retalhista, o qual contribuiu com 44 mil milhões de euros para a economia portuguesa.
Os dados constam do Estudo de Impacto Socioeconómico realizado pela Forvis Mazars para o Lidl Portugal e que avalia a atividade económica da cadeia de supermercados nos últimos 30 anos no mercado português, de forma direta, indireta e induzida, em toda a cadeia de valor.
O Lidl entrou em Portugal em 1995 e, ao longo deste período, de forma direta, indireta e induzida, "gerou um impacto total de 44 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) português".
De acordo com o estudo, a cadeia retalhista registou uma taxa média de crescimento anual de 15%.
Segundo o estudo, o impacto económico do Lidl "passou de 54 milhões de euros em 1995 para cerca de 3.223 milhões de euros em 2024, considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos".
Ou seja, "por cada euro gasto, a atividade do Lidl gerou, em média, 1,78 euros na economia portuguesa, demonstrando a importância do seu papel na dinamização da produção nacional ao longo da cadeia de abastecimento".
De forma direta, refere o Lidl, o impacto foi de 56%, que se materializou "em pagamentos a fornecedores, salários e impostos" e de forma indireta "com um impacto de 23%, através da atividade dos seus fornecedores".
Já de forma induzida, este foi de 21%, "resultante do efeito multiplicador da atividade do Lidl em Portugal".
A atividade do Lidl em Portugal "ajudou a criar e manter cerca de 90.000 postos de trabalho", registando desde 1995 "uma taxa média de crescimento anual (CAGR) de 13% no impacto total sobre o emprego em Portugal".
Em três décadas, "por cada posto de trabalho criado pelo Lidl foram criados 10,6 novos empregos no país", refere o estudo.
A empresa adianta que, do total, "9% corresponde à contribuição direta da empresa, através da contratação de colaboradores --- contando atualmente com mais de 8.000 pessoas" e "78% refere-se ao impacto indireto, causado pelo fator procura, que impulsiona o aumento da produção tanto nos fornecedores diretos da empresa como nos setores de primeira linha que os abastecem".
Os restantes 13% correspondem "ao impacto induzido, ou seja, aos efeitos gerados nos restantes setores ao longo de toda a cadeia de valor", adianta.
"Estes dados, além de refletirem o valor real que temos vindo a criar para o país, mostram que o Lidl se tornou muito mais do que uma marca: é hoje um símbolo de compromisso, confiança e impacto real na vida das pessoas", afirma Hélder Rocha, presidente executivo (CEO) do Lidl Portugal, citado em comunicado.
"O nosso caminho é de continuidade, reforçando o crescimento, o impacto e o compromisso com Portugal", remata o CEO.
Atualmente, o Lidl tem mais de 8.000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país e, além da sede, quatro direções regionais e entrepostos: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).
O Lidl pertence ao Grupo Schwarz.