A casa de leilões Sotheby's já leiloou o famoso protótipo original da icónica mala Hermès Birkin, que pertenceu à cantora, atriz e ícone da moda Jane Birkin. A peça, criada na década de 1980 e feita por medida, foi vendida por mais de oito milhões de euros a um colecionador japonês, no leilão que teve lugar esta quinta-feira, em Paris.

A licitação vencedora rondou os sete milhões de euros, mas, com a soma de todas as taxas, o valor final atingiu os 8,6 milhões de euros. O preço bateu largamente o recorde anterior em leilão para uma mala de mão: cerca de 475 mil euros pagos, em 2021, por uma Hermès White Himalaya Niloticus Crocodile Diamond Retourne Kelly 28.

A Birkin original — a primeira criada pela Hermès para Jane Birkin, em 1984 — foi exibida durante a antevisão para a imprensa da Luxury Week Sale da Sotheby’s, na leiloeira Sotheby’s, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 6 de junho de 2025.
A Birkin original — a primeira criada pela Hermès para Jane Birkin, em 1984 — foi exibida durante a antevisão para a imprensa da Luxury Week Sale da Sotheby’s, na leiloeira Sotheby’s, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 6 de junho de 2025. Brendan McDermid / REUTERS

Embora apresente riscos e manchas, tornou-se, ainda assim, a mala mais cara de sempre vendida em leilão e o segundo artigo de moda mais valioso do mundo, apenas atrás de um par de sapatos vermelhos de rubi do filme O Feiticeiro de Oz, arrematado por 32,5 milhões de dólares (aprox. 30 milhões de euros), em 2024.

A mala, criada em 1984 e usada por Jane Birkin durante quase uma década, foi doada pela própria a 5 de outubro de 1994, para um leilão de solidariedade a favor da Association Solidarité Sida — uma organização francesa que apoia pessoas infetadas com o vírus VIH/sida.

A mala que revolucionou o mundo da moda

As origens da famosa "Birkin bag" remontam à década de 1980. Na altura, Jane Birkin, no auge da sua juventude, e Jean-Louis Dumas, então CEO da marca de luxo Hermès, viajaram juntos num voo da Air France. A cantora e atriz britânica queixou-se de não conseguir encontrar uma mala que satisfizesse as suas necessidades e onde pudesse transportar várias coisas ao mesmo tempo.

Jean-Louis Dumas não perdeu tempo e decidiu desenhar uma mala especialmente para Jane Birkin, a quem pediu autorização para usar o seu nome como designação da bolsa.

A cantora e atriz britânica Jane Birkin com sua bolsa Birkin original da Hérmes, em 1996.
A cantora e atriz britânica Jane Birkin com sua bolsa Birkin original da Hérmes, em 1996. Mike Daines / Shutterstock / Sotheby's

A mala deixou rapidamente de ser apenas um acessório para se tornar num símbolo da cultura pop, do luxo e, sobretudo, do estatuto social.

Ao longo dos anos, e graças ao prestígio de Jane Birkin no mundo das celebridades, a mala foi assumindo diferentes formatos e cores, ao mesmo tempo que o seu preço aumentava, tornando-se quase inacessível para a carteira da maioria das pessoas.

Hoje em dia, é uma das peças de luxo mais cobiçadas do mundo da moda. No entanto, são vários os requisitos para conseguir obter uma, e não basta ter (bastante) dinheiro. Uma mala Birkin pode chegar atingir os vários milhares de euros.