A Ford parece estar empenhada em inverter a tendência de acabar com muitos dos modelos ligeiros de passageiros no mercado europeu, apostando no setor dos veículos comerciais ligeiros, onde a marca tem conseguido maior rentabilidade.

De acordo com uma reportagem da publicação alemã“Automobilwoche”, a Ford informou seus revendedores europeus que novos modelos ligeiros de passageiros vão chegar nos próximos tempos, alguns deles com motores de combustão.

A revelação foi feita por Christoph Herr, responsável da Ford para os mercados da Alemanha, Áustria e Suíça, numa videoconferência com os seus concessionários.

Nos últimos anos a Ford retirou do mercado europeu muitos dos seus modelos ligeiros de passageiros mais populares, caso do Fiesta, Mondeo, Galaxy e o S-Max. Para além disso, o popular Focus, será descontinuado até ao final de 2025.

A decisão agora anunciada, não é alheia à queda na procura por modelos 100% elétricos, Explorer e o Capri, que estão a registar vendas abaixo das previsões. Nesse sentido, mesmo que a estratégia elétrica da Ford prossiga nos próximos anos, a ideia de se tornar uma marca 100% elétrica na Europa até 2030, já foi colocada de parte.

Dessa forma, a Ford parece disposta a apostar nos modelos com motores de combustão interna, embora apenas por alguns anos, já que a União Europeia decretou o fim dos automóveis com motores de combustão até 2035.

Ainda não se sabe quantos modelos serão lançados ou quando, mas ficou claro que a Ford está a reconsiderar a sua estratégia europeia para se tornar ainda mais competitiva.