A série Icona da Ferrari tem sido, há muito, um tributo ao icónico passado da marca, reinventando lendas com elegância moderna e desempenho de ponta. Depois de a Monza SP1 e SP2 terem prestado homenagem às barchettas de capota aberta, e a Daytona SP3 ter celebrado os protótipos desportivos da marca dos anos 60, a Ferrari poderá estar a olhar para um clássico mais contemporâneo: o F40. De acordo com Top Gear, fontes próximas da Ferrari sugeriram que o próximo modelo Icona, o SP4, poderá inspirar-se no F40—o lendário supercarro dos anos 80 da Ferrari.

O relatório do Top Gear gerou entusiasmo, não apenas porque a notícia é apoiada por fontes “altamente fiáveis”, mas também porque foi redigido pelo editor-chefe, sinalizando peso por trás da especulação. Se o SP4 realmente honrar o F40, os fãs da Ferrari podem esperar uma fusão do património icónico do carro com a tecnologia mais recente da Ferrari.

Os modelos Icona anteriores não foram meras retrospetivas; eles fundem a rica história da Ferrari com um toque moderno. O SP1 e o SP2 utilizaram o chassis e o motor do 812 Superfast, enquanto a Daytona SP3 partilhou linhagem com a LaFerrari, embora sem componentes híbridos. Se a Ferrari decidir acenar ao F40, o SP4 poderá combinar um chassis em fibra de carbono com o poderoso motor V-8 biturbo de 4.0 litros do SF90—uma combinação emocionante que ecoaria o legado de desempenho bruto e inovação do F40.

Tal como os lançamentos anteriores da Icona, espera-se que o SP4 seja uma obra-prima de edição limitada, disponível apenas para os clientes mais leais da Ferrari e com um preço bem acima de 1 milhão de euros. A exclusividade não só garante raridade, mas sublinha a estratégia da Ferrari de alta rentabilidade, uma vez que estes modelos são desenvolvidos com base em componentes existentes, tornando-os mais rentáveis para a Ferrari produzir, enquanto mantêm um preço elevado.

No entanto, uma homenagem ao F40 não é uma tarefa simples. O F40 original permanece sagrado para os fãs da Ferrari, e revivê-lo poderia convidar a comparações com o novo Countach da Lamborghini, que foi amplamente criticado e até mesmo repudiado pelo designer original. Além disso, os potenciais planos da Ferrari para um sucessor “F80” — um descendente moderno do F40 — poderiam complicar a receção do SP4.

No entanto, a série Icona da Ferrari tem até agora cumprido em todos os níveis, com cada modelo a ser celebrado como uma combinação perfeita de história e modernidade. Embora reviver o legado do F40 possa ser intimidante, a Ferrari provou que consegue equilibrar a reverência pelo passado com o brilho tecnológico, deixando poucas dúvidas de que, se o SP4 for inspirado no F40, será nada menos que extraordinário.