Morreu esta sexta-feira, 8 de novembro, o realizador português Fernando Fragata, com 58 anos. A notícia foi avançada pela Academia Portuguesa de Cinema, através de uma partilha nas redes sociais.

"É com grande pesar que a Academia Portuguesa de Cinema anuncia o falecimento de Fernando Fragata, cineasta português, aos 58 anos", pode ler-se no comunicado.

Aquela associação deu ainda conta do legado do cineasta. "Com uma carreira marcada pela produção independente e pelo compromisso com a sua visão autoral, Fernando Fragata deixa um legado importante no cinema português e internacional", pode ainda ler-se.

Após vencer dois cancros, ex-participante de 'reality show' morre em acidente


O realizador iniciou a sua carreira como operador de câmara e steadycam, colaborando com cineastas como Joaquim Leitão ou Artur Ribeiro.

Estreou-se como realizador e argumentista em 1995 com a curta-metragem Amor e Alquimia, que recebeu prémios internacionais, incluindo o de Melhor Realizador no Festival Internacional da Baía e o Prémio do Público no Festival de Sevilha, destacou ainda a Academia Portuguesa de Cinema.