O Bloco de Esquerda entra na corrida às próximas eleições autárquicas no concelho de Santa Cruz com uma aposta clara na juventude e na renovação política. Diogo Teixeira será o candidato à Câmara Municipal, enquanto Francisco Pinto lidera a lista à Assembleia Municipal, refere esta sexta-feira o partido.

Diogo Teixeira, de 23 anos, é natural da Freguesia da Camacha, onde reside. Licenciado em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade da Madeira, está atualmente a frequentar o mestrado em Gestão, também na UMa. Entre os dois ciclos de estudos, trabalhou como assistente de marketing numa unidade hoteleira, experiência que o colocou em contacto direto com as realidades laborais da região.

Militante do Bloco de Esquerda há quase quatro anos, integra a Comissão Coordenadora Regional do partido na Madeira e é um dos fundadores do atual núcleo de jovens bloquistas na região. Participou como candidato nas três últimas eleições regionais e foi cabeça de lista pelo círculo da Madeira nas legislativas nacionais de 2025.

Conhecido pela sua intervenção em causas sociais e políticas como a habitação, a defesa dos serviços públicos e os direitos das novas gerações, Diogo Teixeira explica as motivações da sua candidatura: “Gosto do concelho onde vivo e, especialmente, acredito que esta terra e as suas gentes merecem mais e melhor”, afirma. Dá como exemplo a situação da Camacha, que, segundo o candidato, “foi durante décadas a capital da cultura da Madeira e hoje é apenas uma sombra do que já foi”.

“A cultura só resiste graças ao esforço dos seus habitantes e dos grupos folclóricos e associações etnográficas, que continuam a manter viva a tradição, apesar dos poucos apoios da parte da Câmara”. Diogo Teixeira

Francisco Pinto, cabeça de lista à Assembleia Municipal, tem 18 anos e vive na Freguesia do Caniço. Recém-ingressado no ensino superior, é militante do BE desde o início de 2024. Foi dirigente associativo e presidiu à Associação de Estudantes da Escola Secundária Gonçalves Zarco nos últimos dois anos, além de ter representado a Região Autónoma da Madeira na sessão nacional do Parlamento Jovem, realizada na Assembleia da República este ano.

Membro ativo do Movimento Escutista Católico, Francisco afirma que abraçou esta candidatura com sentido de responsabilidade e compromisso com a mudança.

“Tenho imenso orgulho em encabeçar a lista do Bloco de Esquerda a este órgão de poder autárquico, mas acima de tudo uma vontade de fazer a diferença, num concelho onde o JPP apregoa, desde 2013, que Santa Cruz mudou, mas o que na verdade mudou foi somente a cor partidária, porque a maneira de fazer política continua a mesma de sempre”. Francisco Pinto

Conclui afirmando que "aceitou encabeçar esta lista para ajudar a fazer a verdadeira mudança no nosso concelho”.