
O Governo iraquiano afirmou hoje que a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, na cimeira anual da Liga Árabe, este sábado em Bagdade, reflete o apoio da organização à região do Médio Oriente.
Guterres chegou a Bagdade na quinta-feira à noite e foi recebido pelo vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Fuad Hussein, que afirmou que "a presença do secretário-geral reflete o interesse da organização internacional em reforçar as parcerias com os países árabes e apoiar os esforços regionais para enfrentar os desafios comuns através do diálogo e da cooperação construtiva", segundo a agência noticiosa oficial iraquiana INA.
O responsável iraquiano elogiou o papel da ONU no apoio à "segurança, estabilidade e desenvolvimento na região", disse ainda a agência.
A cimeira anual da organização pan-árabe terá lugar este sábado e nela participará também o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
A cimeira abordará o reforço de uma posição árabe unida relativamente às questões regionais que afetam este grupo de países, como a guerra na Faixa de Gaza, bem como outros conflitos, como o do Sudão e da Líbia.