A Alpine deu a conhecer ao mundo o A390, o segundo veículo totalmente elétrico da Dream Garage, em Dieppe, França, o local de nascimento histórico da marca e o local de produção deste novo desportivo fastback.

Tal como se esperava o Alpine A390 permanece fiel ao concept A390_β , apresentado em outubro de 2024, mantendo sua silhueta aerodinâmica e baixa, além de uma carroceria elegante.

Alguns dos elementos de design mais ousados ​​foram atenuados para a produção, mas o modelo final ainda oferece uma presença mais desportiva do que um crossover ou SUV comum.

O novo fastback desportivo da Alpine incorpora o ADN da marca e a experiência de condução empolgante do A110, em modo 100% elétrico e com maior versatilidade. Para oferecer o melhor da propulsão elétrica, os engenheiros da Alpine optaram por um conjunto de três motores elétricos, um na dianteira e dois na traseira, formando um sistema de tração integral (AWD), o que constitui uma estreia na Alpine, que permite o desenvolvimento do sistema Alpine Active Torque Vectoring (Distribuição Ativa de Binário), de forma a melhorar a dinâmica, a segurança e a agilidade.

Duas versões estarão disponíveis no lançamento, GT que desenvolve 400 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h, e a versão GTS que desenvolve 470 cv e tem 808 Nm de binário máximo, anunciando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h.

A alimentar os motores do Alpine A390 está uma bateria de 89 kWh, que oferece uma autonomia até 555 km (ciclo WLTP, sujeito a aprovação) com jantes de 20” para a versão GT e até 520 km de autonomia com jantes de 21’’ para a versão GTS. A bomba de calor é de série em todos os níveis de equipamento, otimizando a temperatura interior e preservando a autonomia.

A Alpine anunciou ainda que o carregamento rápido DC pode atingir 190 kW, mas mais importante do que a potência de pico é a capacidade de manter uma potência de carregamento elevada durante longos períodos, o que requer uma gestão inteligente do carregamento. A bateria do A390 tem uma potência média de carregamento elevada, permitindo recarregar em menos de 20 minutos, recuperar 2 horas de condução em autoestrada, e passar de 15% a 80% de carga em menos de 25 minutos.

O carregador de bordo de 11 kW (22 kW opcional) inclui a função de carregamento bidirecional compatível com V2L com um adaptador opcional para carregar uma bicicleta elétrica, por exemplo.

O A390 oferece uma função de launch control, que permite maior aceleração no arranque. É ativada de forma simples: seleciona-se o modo Sport, mantém-se o pé no acelerador e travão, pressiona-se o botão “Overtake” no volante e larga-se o travão. A aceleração é acompanhada por um som específico.

A função “Overtake”, acionada a partir do volante através de um botão vermelho (chamado OV), fornece uma potência extra até 10 segundos. Após o uso, é necessário um tempo de recarga de 30 segundos até que a função possa ser utilizada novamente com uma potência total. No entanto, após 15 segundos, é possível fazer um novo impulso, que durará 5 segundos.

Para além disso, a potência da regeneração pode ser ajustada em quatro níveis a partir do volante, utilizando um botão azul marcado com RCH (de Recharge), inspirado no design dos volantes da Fórmula 1.

Em termos de configuração do chassi, o A390 conta com uma suspensão dedicada com batentes hidráulicos, para oferecer o melhor compromisso entre conforto e maneabilidade. Entre as opções técnicas feitas pelos engenheiros da Alpine está a relação da direção muito curta, que permite ângulos de direção mínimos e otimiza a sensação de condução.

Além disso, foi também dada especial atenção à travagem para garantir um doseamento fácil em todas as situações. A sensação de resistência e a potência de travagem estão alinhadas com o elevado desempenho do A390, que conta para isso com discos de 365 mm, com pinças de 6 pistões, o que é uma estreia na Alpine.

Os destaques exteriores incluem uma linha de tejadilho acentuadamente inclinada, para-choques dianteiro com formas triangulares inspiradas nas montanhas, que incorporam aberturas para criar fluxos de ar. Outros elementos fazem parte da espetacular assinatura luminosa. Na frente, um conjunto de triângulos iluminados chamado “Cosmic Dust” evoca um cometa atravessando a atmosfera. Quando o condutor se aproxima do veículo, acendem-se numa sequência de boas-vindas e o logotipo Alpine, cercado por flocos de neve, é projetado lateralmente no solo.

Na traseira, triângulos fragmentados emolduram o logotipo Alpine, retroiluminado na sua totalidade. Por fim, as finas barras de luz na frente e na traseira parecem cortar o ar como uma lâmina e transmitem uma sensação de leveza.

O novo Alpine A390 está disponível em seis cores de carroçaria: Preto Profundo, Azul Abysse, Azul Alpine Vision, Prateado Mercure, Branco Topaze e Cinzento Tonnerre Mat (Atelier 2025). Dependendo da versão, o tejadilho pode ter a mesma cor da carroçaria ou adquirir a cor preta. As saias laterais e as cavas das rodas são em preto brilhante.

Por dentro, o habitáculo futurista do concept deu lugar a um layout mais minimalista, com cinco lugares. O painel é bastante semelhante ao do Renault Megane E-Tech, com um painel de instrumentos digital de 12,3’’ e um ecrã do sistema de infoentretenimento sensível ao toque de 12’’, ambos virados para o condutor de modo a envolvê-lo no universo Alpine.

Embora o layout geral possa parecer familiar, elementos específicos da Alpine, como o volante, a consola central e os acabamentos, ajudam o A390 a conquistar uma posição mais premium.

Para isso contribuem os bancos desportivos Sabelt de couro Nappa, disponíveis na versão GTS, um sistema de áudio Devialet de 13 altifalantes com 850 watts com grelhas em alumínio, forro do tejadilho em microfibra, uma área de carga de 532 litros que acrescenta praticidade ao mundo real e numerosas opções de personalização do Atelier Alpine (cor das pinças de travão, bancos, jantes, etc.).

“O Alpine A390 é como reinventar o espírito do A110 num fastback desportivo de cinco lugares. O A390 é a essência da Alpine, combinando carácter desportivo e desempenho com tecnologia e sofisticação, tudo isso para proporcionar uma experiência de condução única tanto no dia a dia, como numa vertente mais desportiva. Inspirado no savoir-faire do design francês, o seu estilo distinto encantará todos os amantes dos belos carros desportivos, como a Alpine faz há mais de 70 anos”, disse Philippe Krief, CEO da Alpine

Para assinalar o lançamento deste A390, a Alpine vai lançar uma Première Edition do novo desportivo fastback. A marca de Dieppe já fez saber que a produção do A390 está prevista arrancar no final de 2025, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado no início do próximo ano.