Uma parceira com a empresa de alugueres de curta duração Airbnb permitirá que os visitantes de Roma assistam a batalhas reais no anfiteatro mais célebre do mundo. Um anúncio feito ao mesmo tempo que “Gladiador II”, de Ridley Scott, estreia nas salas
O Coliseu e a Airbnb vão estabelecer uma parceria para encenar batalhas de gladiadores no anfiteatro antigo mais famoso do mundo. A iniciativa já está a provocar descontentamento entre moradores de Roma e historiadores, que afirmam que o património da Unesco está a ser transformado numa espécie de parque de entretenimento.
A notícia avançada pela “Artnewspaper” revela que estão previstas duas "experiências" de três horas no Coliseu nos dias 7 e 8 de maio do próximo ano e que os visitantes serão levados para a arena iluminada por velas após o pôr do sol.
A utilização de câmaras subterrâneas permitirá aos visitantes verem onde os gladiadores se preparavam para a batalha. Também poderão assistir a uma luta e 16 pessoas serão selecionadas para participar das experiências e até segurar em espadas.
A experiência poderá ser reservada pelo site da Airbnb a partir de 27 de novembro. "Pela primeira vez em quase 2 mil anos, o Coliseu retorna ao seu propósito original como um local para apresentações", pode ler-se na plataforma de aluguer de curta duração sobre a iniciativa, que foi revelada pela primeira vez quando o filme “Gladiador II” , de Ridley Scott, estreou nos cinemas do Reino Unido e dos Estados Unidos, há cerca de uma semana.
Em contrapartida, explica a “Artnewspaper”, a Airbnb está a doar cerca de 1,4 milhões de euros ao parque arqueológico que administra o anfiteatro com o objetivo de apoiar os trabalhos de conservação do espaço, assim como uma reformulação da coleção permanente exposta no local.
“Não podemos transformar um dos monumentos mais importantes do mundo num parque temático”, escreveu, contudo, o responsável pela área de cultura do Conselho Municipal de Roma, Massimiliano Smeriglio, citado pela “Artnewspaper”.
Outros especialistas mostraram publicamente descontentamento com a iniciativa e a Airbnb divulgou então uma declaração, explicando que as “atividades imersivas” se vão processar “em total respeito com o monumento” e eram “baseadas em rigorosa pesquisa histórica”. Também Alfonsina Russo, responsável pelo parque arqueológico do Coliseu, veio a público afirmar que o projeto tinha como objetivo “melhorar o património histórico e cultural”.