
Da antiga Estalagem Sorraia, o empresário Jorge Soares faz renascer o Sorraia Hotel Rural, inaugurado em junho de 2024. É uma unidade de alojamento com classificação 4 estrelas, com localização privilegiada pela convergência das ribeiras de Sor e Raia, que dão origem ao rio Sorraia. Localizado na freguesia de Couço, em Coruche, dispõe de 44 quartos (quatro de tipologia familiar), onde o conforto é atributo a realçar. Todos têm pátio privado e, em comum, partilham da vista para a lezíria ribatejana. Os tons suaves dos tecidos e das peças de mobiliário conjugam com a serenidade transmitida pela paisagem rural da região.
Já a encantadora Casa da Nora está localizada numa zona mais privada da propriedade. No interior, as paredes originais conferem encanto a este recanto, que complementa a oferta do Sorraia Hotel Rural e promete ainda mais descanso. Com dois quartos, cozinha e pátio exterior, equipado com grelhador, é o espaço ideal para uma pausa prolongada em família, no campo.
O ambiente descontraído rima com o lado campestre do Sorraia Hotel Rural, que permanece em perfeita sintonia com a natureza. Carla Silva, coproprietária da unidade, assegura que é um lugar “muito relaxante. Tem boa energia!” Tudo foi feito sem interferir na paisagem característica do Ribatejo, desde os edifícios à piscina exterior. O cenário assemelha-se ao de uma casa de férias, com parte dos quartos voltados para este espelho de água e para o campo. Razões que levam os responsáveis a deixar o tradicional convite para “adentrar” e usufruir das várias valências do hotel.
O menu de refeições ligeiras está disponível no bar de apoio. Qual é o cocktail preferido? A piscina interior fica reservada para os dias frios do ano. No mesmo espaço, há sauna e banho turco, enquanto o ginásio está disponível ao ar livre, para que todos tirarem partido do ar puro. Outro bar convida a tomar um copo sem pressas. Está no edifício da recepção e permanece de portas abertas ao público, à semelhança do Santa Justa, o restaurante instalado noutro edifício do Sorraia Hotel Rural e cujo nome foi atribuído em homenagem à vizinha aldeia Santa Justa.
Inaugurado em dezembro de 2024, o restaurante Santa Justa conta com a liderança do chef Diogo Páscoa, que, sem malabarismos, mostra o quanto vale na cozinha. Aqui, privilegiam-se os produtos da terra e as carnes da região. As técnicas de cozinha revelam-se cuidadas e a apresentação contemporânea favorece o prato. Mas, o mais importante, o sabor, está lá. “O chef é o hotel”, avança Carla Silva, revelando contentamento pelo empenho do cozinheiro.
No fundo, Jorge Soares e Carla Silva são o reflexo do Sorraia Hotel Rural (Herdade do Monte Novo, Couço, Coruche. Tel. 243249969), um refúgio campestre, onde apetece ficar por tempo indeterminado, graças à cortesia de uma equipa informal e à paisagem natural de um Ribatejo profundo. “Venham e sintam, porque há lugares que não se explicam mediante palavras”, desafia Carla Silva.