Uma mulher morreu e outra encontra-se em estado crítico após uma sessão de crioterapia num ginásio em Paris, França. Os dois casos estão agora a ser investigados pela polícia francesa.

De acordo com a AFP, o incidente aconteceu esta segunda-feira à noite. A vítima mortal será uma funcionária de 31 anos que estava a auxiliar uma cliente de 34 anos.

Não foi possível reanimar a funcionária, enquanto a cliente foi transportada em paragem cardiorrespiratória para o hospital, onde permanece em estado crítico.

Ambas terão desmaiado na sequência de uma fuga de nitrogénio/azoto, um gás incolor e inodoro, proveniente da câmara de frio, avançam os primeiros elementos da investigação. De acordo com o The Guardian, a câmara teria sido alvo de manutenção naquele mesmo dia de manhã.

"Uma autópsia e análises toxicológicas foram solicitadas para determinar a causa precisa da morte, que se acredita ter ocorrido durante uma sessão de crioterapia", informou o Ministério Público francês.

Como funciona a crioterapia?

A crioterapia é muito utilizada na recuperação de lesões no mundo do desporto, por exemplo. Como é possível ler na página oficial da CUF, este método consiste na "aplicação de frio com objetivos terapêuticos, através do arrefecimento dos tecidos corporais."

A crioterapia ou banhos no gelo (como na ilustração) são muito recorrentes entre atletas para a recuperação de lesões.
A crioterapia ou banhos no gelo (como na ilustração) são muito recorrentes entre atletas para a recuperação de lesões. Abdul Basit Noohani / GETTY IMAGES

Existem dois tipos de crioterapia e vários métodos que podem aplicados:

  • Aplicação Local - Através de "gelo (aos cubos ou picado), massagem com gelo, spray frio, compressa de gel frio, compressas frias químicas ("frio instantâneo"), toalha fria, ar frio, aparelhos de compressão com arrefecimento, ligaduras frias, entre outros".
  • Aplicação Corporal - "Imersão em água fria, imersão em gelo picado câmara de frio, entre outros."

É conhecido como um "tratamento útil, de fácil acesso e baixo custo, sem efeitos secundários negativos quando cumpridas as medidas de segurança."