Dedicado à gastronomia e à sustentabilidade dos Oceanos, o evento Out of the Blue envolve visitas guiadas, conversas e workshops, mas também degustações em diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade. Destaca-se o grande arraial de rua que encerra a iniciativa, no dia 26 de outubro, onde 25 restaurantes da cidade, que se orgulham de servir o “melhor peixe do mundo”, fazem a festa à mesa, animada também por música.
Sob o mote “a resposta está no Oceano”, centrando-se na forma de potenciar, de forma sustentável, os recursos que os Oceanos nos fornecem para a alimentação, economia e turismo, a iniciativa Out of the Blue junta, em debate e à mesa, vários investigadores, chefs e especialistas em temáticas como a gastronomia, sustentabilidade ou economia do mar.
A programação do evento tem como ponto de partida o Mercado de Matosinhos. Nos dias 23 e 26 de outubro, há entrada livre em showcookings com chefs. A 24 e 25 de outubro, é também no Mercado de Matosinhos que decorrem conversas que trazem especialistas à discussão de temas como a alimentação com base em peixe ou em plantas marítimas, o passado e futuro da gastronomia do mar, o papel das mulheres nos sistemas alimentares locais e ainda os desafios atuais das cidades. Cada conversa, com entrada livre, tem associada uma degustação alusiva ao tema em debate. Diariamente, a partir das 18h00, o espaço recebe uma experiência imersiva para ver e ouvir. A projeção multimédia Under the Blue recria o fundo do oceano, transportando os visitantes para o mundo subaquático.
O mar como fonte de alimento e de lazer
Noutros espaços da cidade, há visitas guiadas temáticas com entrada gratuita. As quatro experiências de visita combinam a exploração da geografia e gastronomia de Matosinhos, passando por locais como Lota de Matosinhos, Fábrica de Conservas Pinhais, CIIMAR (Terminal de Cruzeiros) e Leça da Palmeira.
Destas experiências fazem ainda parte jantares especiais: dia 23, n'O Gaveto, em Matosinhos, serve-se “O Peixe de Matosinhos em Caldeirada” (€65); 24 é dia de jantar no Bistrô Vila Foz, no Mercado de Matosinhos, com os chefs Arnaldo Azevedo e Iván Dominguez, do NaDo; a 25, o Fava Tonka, em Leça da Palmeira, Prémio Sustentabilidade no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 acolhe, pela mão do chef Nuno Castro, um menu de matriz vegetariana com enfoque em algas. Para culminar, o jantar de dia 26 serve-se na Casa de Chá da Boa Nova, Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, num “Diálogo entre gastronomia portuguesa e galega, unidas por um recurso comum: o Atlântico”, preparado pelo chef Rui Paula e pela chef Lúcia Freitas (€250). Estes são os únicos momentos de acesso pago em todo o evento.
A celebração final acontece a 26 de outubro, numa festa comunitária de rua, entre as 12h00 e as 22h00. O Grande Arraial do Peixe fecha ao trânsito um trecho da Rua Heróis de França para instalar uma mesa comunitária onde vários restaurantes locais servem pratos de peixe preparados na hora, enquanto a música anima o espaço.
“Queremos que o Out of the Blue seja um espaço de partilha e experimentação para residentes e locais, sempre com o Oceano como ponto de ligação”, refere Carlos Martins, responsável da Opium, entidade que organiza o evento, com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, explicando que o evento “procura destacar a importância dos recursos marítimos para as próximas décadas, enquanto fonte de alimento, mas também de lazer”.
“Em Matosinhos, a gastronomia vai além do prazer do paladar. É uma cidade onde a gastronomia cruza a tradição com a criatividade e onde o sabor encontra a sustentabilidade. Tudo isto somado à ligação intrínseca da cidade à indústria e economia do mar faz de Matosinhos o cenário perfeito para acolher o Out of the Blue”, afirma Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
As atividades do Out of the Blue são de acesso gratuito (exceto restaurantes), sendo necessária inscrição prévia em alguns momentos. A programação completa pode ser consultada no site Out of the Blue.