"Informamos que os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca permanecem encerrados, devido ao incêndio ativo na zona envolvente. A segurança de todos é a nossa prioridade. Manteremos o encerramento até que as condições permitam reabrir em segurança. Agradecemos a compreensão e apelamos ao respeito pelas indicações”. Esta foi a informação divulgada na segunda-feira na sequência do fogo florestal de Arouca.

Durante a noite desta terça-feira, o grande incêndio acabou por atingir parte dos Passadiços do Paiva. Ainda não é conhecida a extensão da secção ardida deste equipamento com um total de 8 km. A área destruída situa-se na freguesia de Espiunca.

No ponto de situação realizado na manhã de quarta-feira, a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém não abordou a situação dos passadiços, explicando que terá de ser feita uma “avaliação exaustiva” dos “prejuízos para a comunidade”, causados pelo incêndio. “Não temos nenhuma casa de primeira habitação ardida, mas temos muitos danos em habitações. O foco é recuperar o território assim que as condições o permitirem (...) É momento para agradecer, mas também de fazer a avaliação dos estragos. Em área ardida, só no território de Arouca são 4.000 hectares. Há prejuízos e tem de ser feita uma avaliação cuidada", referiu a autarca.

Nesta fase ainda não é conhecida a extensão ardida dos Passadiços do Paiva que, em 2024, tinha pela sétima vez consecutiva, conquistado o prémio de “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa”, atribuída pelos World Travel Awards.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que os passadiços são afetados pelas chamas. Em setembro 2024, já tinha ardido 2 km da estrutura de madeira, que obrigou a obras. A reabertura ao público aconteceu em abril.

Inaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva são um ponto de referência para o turismo da região, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Localizam-se na margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, ao longo de um percurso de 8 km entre paisagens naturais, passando pelas praias fluviais do Areinho, Espiunca e do Vau. No final de 2023, os Passadiços do Paiva venceram os World Travel Awards, na categoria de “Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo”.

Os Passadiços do Paiva estão inseridos no Arouca Geopark que se estende por toda a área do concelho de Arouca, num total de 328 km2. Refira-se que 85% deste território é composto por mancha florestal. Entrou na rede de geoparques da UNESCO em 2009, de que fazem parte as serras da Freita, Montemuro e Arada.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram