Foi através das redes sociais, com milhões de seguidores, que José Mourinho anunciou o novo projeto: “Finais? Já as ganhei. Ligas? Já as conquistei. Mas nunca tive uma garrafa”. O atual treinador do Fenerbahçe, da Turquia, apresentou ao mercado um vinho tinto do Douro, descrito como “suave e encorpado, com sabores vibrantes de frutas vermelhas maduras e um toque de especiarias”, com “taninos macios e equilibrados” a criar um “final harmonioso”. O vinho chega ao mercado com o nome “The Special One by José Mourinho” e foi produzido a partir de uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Sousão.
“Como alguém que valoriza a precisão, a qualidade e a excelência em todos os desafios, tenho o orgulho de apresentar o meu próprio vinho: The Special One. Escolhido a dedo de uma das minhas regiões favoritas em Portugal, este vinho reflete o espírito da minha terra natal e o meu desejo incansável de desfrutar de cada momento na vida. Criado com paixão e cuidado, é um presente de uma pessoa especial (“Special One”) para outra”, lê-se na mensagem partilhada por José Mourinho.
Na página criada para este novo projeto de José Mourinho, onde o vinho pode ser adquirido, em pré-venda, por €120 (acrescido de IVA), com entrega em 12 a 16 semanas, descreve-se que o “The Special One” foi pensado para ocasiões especiais, “seja comemorando uma vitória ou desfrutando da companhia de quem ama”. O vinho é enviado com uma caixa autografada pelo treinador.
A informação disponibilizada não indica a quinta ou o produtor do vinho, nem o ano de colheita. Acrescenta apenas que é indicado para acompanhar massas, queijos e diversos pratos de carne.
Depois de Maniche e Costinha, os vinhos nacionais ganham um novo “jogador”: José Mourinho. Curiosamente os dois ex-futebolistas foram treinados pelo “Special One” na época 2003/2004, em que o Futebol Clube do Porto venceu a Liga dos Campeões.