As vendas de carros elétricos na União Europeia caíram 10,2%, para 144.367 unidades, em dezembro de 2024. Este declínio, segundo a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA), foi impulsionado principalmente por uma “redução significativa” de vendas na Alemanha (-38,6%) e em França (-20,7%), o que acabou por resultar numa redução de 5,9% em volume de mercado para o conjunto do ano de 2024 em comparação com 2023.

Face àqueles dados, divulgados esta terça-feira pela ACEA, a quota de mercado total dos automóveis elétricos vendido na UE situou-se nos 13,6% em 2024.

Ainda assim, importa sublinhar que os carros movidos a eletricidade continuam a ser a terceira escolha dos europeus, à frente dos carros a gasóleo, cuja quota anual desceu para 11,9%. Os automóveis a gasolina mantiveram a liderança, nos 33,3%, enquanto os automóveis híbridos reforçaram a sua segunda posição, com uma quota de mercado de 30,9%.

No conjunto do ano de 2024, os registos de automóveis novos em geral, no espaço da UE aumentaram ligeiramente, 0,8%, para cerca de 10,6 milhões de unidades.

A Espanha, segundo a ACEA, “continuou a mostrar resiliência com uma sólida taxa de crescimento de 7,1%. Em contraste, foram observados declínios em França (-3,2%), Alemanha (-1%) e Itália, com uma ligeira queda de 0,5%”.

Considerando apenas o mês de dezembro de 2024, a mesma fonte assegura que os novos registos de automóveis na UE aumentaram 5,1%. E surge novamente a Espanha a liderar com um aumento de dois dígitos, de 28,8%, seguida pela França com um modesto aumento de 1,5%. No entanto, entre os quatro maiores mercados da UE, foram observados declínios na Alemanha (-7,1%) e na Itália (-4,9%).

Os registos de automóveis novos híbridos plug-in aumentaram, de acordo com a ACEA, 4,9% no mês de dezembro, impulsionados pelos aumentos em França (44,9%) e na Alemanha (6,8%). Ainda em dezembro, os híbridos plug-in representaram 8,3% das vendas globais desse mês, mantendo o mesmo nível em termos homólogos face a 2023.

A ACEA representa atualmente os 16 principais fabricantes de automóveis europeus: BMW Group, DAF Trucks, Daimler Truck, Ferrari, Ford of Europe, Honda Motor Europe, Hyundai Motor Europa, Grupo Iveco, JLR, Mercedes-Benz, Nissan, Grupo Renault, Stellantis, Toyota Motor Europa, Grupo Volkswagen e Grupo Volvo.

Sobre a indústria automóvel da EU, a ACEA lembra que emprega 13,2 milhões de pessoas e representa 383,7 mil milhões de euros em receitas fiscais para os governos europeus. Mais de 7,5% do Produto Interno Bruto da UE é gerado pela indústria automóvel.