
“Grande orgulho” é o que sente Artur Bravo pela aldeia onde nasceu há 81 anos. A preciosidade da aldeia da Lapa dos Dinheiros, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e das suas gentes foi reconhecida há muito. Reza a lenda que desde a visita de D. Dinis, em que lhe foi ofertado um jantar farto e perguntou como haviam conseguido tal banquete, ao que responderam: "com os nossos dinheiros". O rei terá então renomeado a aldeia para Lapa dos Dinheiros. Refira-se que lapa aplica-se ao facto de ter sido construída sobre a rocha.
Natureza em estado puro
A cerca de 800 metros de altitude, a cerca de 8 km de Seia, a aldeia ganha nova vida com a Festa de São Sebastião (de 1 a 3 de agosto), uma celebração de cariz religioso, sendo também de reencontro entre os habitantes e os emigrantes espalhados pelo mundo. Nesta festividade, além da tradicional procissão, há animação musical e pequenas tasquinhas com os sabores da aldeia, sempre num ambiente de autenticidade e genuinidade.
Visite a secular Capela de Nossa Senhora do Amparo, com a fachada de granito e altar em talha dourada, os chafarizes e as graciosas alminhas, incluindo uma, singular, sobre um monólito natural. Suba ao miradouro do monumento do Sagrado Coração de Jesus para uma vista abrangente da aldeia e das redondezas. A região é também famosa pela produção de castanha.
Em torno desta aldeia do concelho de Seia, “conserva-se a natureza no seu estado mais puro”. É o caso do Souto da Lapa, que – para além do precioso conjunto de castanheiros centenários que lhe dá nome –, alberga espécies de fauna e flora raras no país, explica-se na página das Aldeias de Montanha, a que Lapa dos Dinheiros está associada.
Praia fluvial com Bandeira Azul
A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros, que ostenta Bandeira Azul, também conhecida por praia da Caniça, dista menos de 2 km. Conta com balneários e um bar de apoio, onde são servidas refeições ligeiras. Ao longo do verão decorrem concertos e DJ sets. “Quando era pequeno havia muitas crianças e éramos muitos, hoje as coisas são diferentes, mas a aldeia continua viva, com festas tradicionais ao longo de todo o ano, que permitem o reencontro das famílias e amigos que vivem fora da aldeia e espalhados pelo mundo”, recorda Artur Bravo.
Aproveitem-se, por isso, as águas da ribeira, afluente do rio Alva, para mergulhos refrescantes e contemplar a fotogénica ponte da Caniça, emoldurada pelo verde da natureza. Na verdade, há muitos mergulhos para dar em qualquer uma das pequenas lagoas formadas por cascatas que pontuam o rio e a ribeira.
À descoberta da rocha dos Cornos do Diabo
Descubra a rocha dos Cornos do Diabo e o chamado Buraco do Sumo, um local onde a água da ribeira corre debaixo da terra. Através dos trilhos, outrora utilizados para conduzir os rebanhos às pastagens de altitude, chega-se às zonas mais elevadas da serra da Estrela.
Locais como o Buraco da Moura, uma formação geológica natural composta por um complexo sistema de salas e galerias, e o Castro de São Romão, evidências de uma antiga ocupação humana que se tornaram lendárias entre os pastores serranos, convidam a caminhadas pela natureza.
Passear, comer e dormir
Visite ali perto o surpreendente Museu Natural da Eletricidade (Tel.238316276). Petisque no restaurante A Margarida I (Tel.238 321 136). Dê um salto até à Praia Fluvial Dr. Pedro e faça os percursos pedestres da Mata do Desterro. Na aldeia pernoite nas Casas da Lapa - Nature & Spa Hotel (Tel. 911851895) e usufrua das vistas sobre a serra e pôr do sol. Vagueie pela aldeia e perceba a azáfama das pessoas nas hortas e o movimento dos rebanhos.
Referência ainda para o espaço Cooperativa Cowork @ Aldeias de Montanha – Lapa dos Dinheiros. Instalado numa antiga escola primária reabilitada, recebe nómadas digitais e todos os que pretendem trabalhar remotamente em ambiente de tranquilidade serrana. O espaço de cowork é de utilização gratuita e está equipado com sala de trabalho, sala de reuniões, zona lounge, cozinha equipada e espaço exterior.
Em tempos, a Lapa dos Dinheiros chegou a ser considerada um “segredo bem guardado na serra da Estrela”.
Lapa dos Dinheiros é uma das “Aldeias onde reina o sossego” destacada na coleção de guias “Portugal Autêntico” editada pelo Expresso.