Com a casa em obras, a cozinha da famosa tasca lisboeta O Velho Eurico está de regresso já a partir de 15 de janeiro. Essa é a data anuncida para Zé Paulo Rocha e equipa “ocuparem” a Crack Kids, uma galeria de arte urbana em Lisboa, dedicada ao graffiti e à comida de rua. Nasce assim, o “Eurico on Crack”. Adaptando-se ao conceito, o chef Zé Paulo Rocha criou uma ementa baseada nas populares receitas do restaurante O Velho Eurico, localizada no Largo São Cristóvão, mas em versão exclusivamente para comer à mão.
“Não fazemos reservas, apenas por ordem de chegada”, anuncia O Velho Eurico nas redes sociais, acrescentando que o novo projeto vai funcionar, sem interrupções, entre as 12h00 e as 21h00.
“Entusiasmado com a ideia de voltar à cozinha”, Zé Paulo Rocha tenta assim contrariar as más notícias relacionadas com O Velho Eurico: “As obras vão atrasar a reabertura que agora conto que seja a meio do mês de março”. Sobre o conceito criado para este take over da galeria Crack Kids, explica que será “um conceito diferente, mas a mesma abordagem à Portugalidade”. Promete ainda uma “ementa fora da caixa, mas, ainda assim, polida e saborosa”.
Sem estar ainda concluída, a ementa na Crack Kids, no Cais do Sodré e vista para o rio Tejo, vai contar com “Sandes de Bacalhau à Brás”, o “Bacalhau do Velho Eurico", mas com "o desafio de o meter num pão”. O cozinheiro revela ainda que vai também confecionar um “Stick de salsicha fumada em couve-lombarda”, que resume como “um hot dog de sabores nacionais”. O “Pastel de leitão à Bairrada” vem da ementa de O Velho Eurico e surge ainda o “clássico” da restauração, o “Doce da Casa”, que “fazemos com um leite-creme, ao qual juntamos um crumble de cacau, uma mousse de chocolate espessa e uma espuma de serradura, com natas e bolacha”.
Na apresentação desta incursão, batizada de “Eurico on Crack”, anuncia-se nas redes sociais: “As ruas pediram isto, por isso, de 15 de Janeiro até vermos, o Velho Eurico toma conta da cozinha do @crackidsclub. Tens desde as 12h até às 21h para comer non stop, só tens de acabar com bagaço e um palito. Bora!”
Refira-se que A Crack Kids assume-se como “uma comunidade de criativos, músicos, artistas, designers, writers, fotógrafos. Somos todos os que respiram a cultura de rua, que a fazem, que a ouvem e que ajudaram a crescer. Um coletivo de identidade múltipla, com vontade de incluir tudo e todos os que queiram fazer parte. Acreditamos haver regras que devem ser questionadas para que diferentes perspetivas surjam e a arte aconteça. Criamos arte fazendo aquilo que nos apaixona”.
O serviço de cafetaria prestado pela equipa do restaurante O Velho Eurico na Crack Kids (Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, 20, Cais do Sodré, Lisboa. Tel. 912993675) vai funcionar numa loja multimarca com produtos para graffiti. Tem ainda marca própria de roupa com edições limitadas, assinadas por artistas ligados ao movimento, responsáveis também por prints e serigrafias únicas. Tem exposições renovadas a cada dois meses.