Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, está hoje em Viseu para apresentar o cronograma do plano de obras previsto para a nova Barragem de Fagilde e assinar o auto de transmissão da titularidade da atual barragem para o Grupo Águas de Portugal.

A Barragem de Fagilde assegura há décadas o abastecimento de água aos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, mas já sem capacidade para satisfazer as necessidades de consumo.

Há muito que os autarcas da região reclamam a construção se uma nova barragem, que irá agora avançar.

Para já avança a assinatura do protocolo de transferência da atual barragem que deixa de ser tutelada pela Agência Portuguesa do Ambiente e passa a ser propriedade da Águas de Portugal, numa cerimónia que vai decorrer pelas 15:50, em Fagilde.

Quanto à futura Barragem em Fagilde, está integrada na estratégia do Governo e da AdP para o reforço da segurança hídrica no Centro do país e será executada com financiamento garantido, rigor técnico e responsabilidade pública e é considerada “fundamental para assegurar o abastecimento no distrito de Viseu e nos territórios vizinhos”, frisou a ministra do Ambiente.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm