
O Pavilhão Municipal de Vila Nova de Poiares esgotou a lotação no último dia do XXIV Summer Cup 2025, domingo, 13 de julho, local onde foram disputadas as grandes finais do torneio.
Cinco dias, cerca de 900 jogos, nove concelhos, 44 campos, 18 pavilhões e mais de 3.200 pessoas: eis os números da edição de 2025 de um dos maiores torneios europeus dedicados ao voleibol jovem.

Como já tem sido recorrente, os pódios voltaram a ser disputados por equipas de diversas nacionalidades: portuguesas, espanholas, francesas, italianas e holandesas.
Uma vez mais o Summer Cup primou pela promoção e apresentação dos territórios a todos os visitantes e participantes do torneio. Assim, além de todos os jogos disputados na Lousã, Vila Nova de Poiares, Góis, Ansião, Alvaiázere, Penela, Coimbra e Castanheira de Pera, foram ainda percorridas as praias fluviais da região.

Num ano em que o habitual centro nevrálgico do torneio se encontra em obras de renovação (Escola Secundária da Lousã), a organização adaptou-se e conseguiu minimizar esse impacto.
Para a organização do Summer Cup, composta por elementos da direção do Lousã Volley Clube, bem como atletas e ex-atletas, a 24.ª edição do torneio revelou-se um sucesso.

“Estamos mesmo muito satisfeitos com o Summer Cup. Sentimos uma grande responsabilidade em acolher todas as equipas e continuar a proporcionar experiências positivas e criar ligações”, avançam.
A verdade é que o torneio já é um ponto de encontro anual de vários atletas, treinadores e voluntários e vai muito além da competição.
“A verdade é que no fim do torneio estamos de rastos, mas assim que olhamos para o pavilhão totalmente lotado e ouvimos o apito final do último jogo a sensação é de orgulho e de dever cumprido”, alude a organização.

De destacar ainda o importante papel de todas as equipas que ajudam à realização do torneio: colaboradores (o braço direito da organização), voluntários, árbitros e medical staff.
Depois de seis dias intensos de torneio e vários meses de preparação, a organização já começou a estabelecer contactos para a 25 edição do Summer Cup, em julho de 2026.

Pódios:
Sub-14 femininos
1.º – CV Esplugues (Espanha)
2.º – CART (Portugal)
3.º – VP Madrid A (Espanha)
Sub-15 femininos
1.º – JSA Bordeaux (França)
2.º – Lusófona VC A (Portugal)
3.º – CV Oeiras A (Portugal)
Sub-16 femininos
1.º – Lusófona VC B (Portugal)
2.º – Romagna in Volley (Itália)
3.º – Bouc-Bel-Air VB (França)
Sub-19 femininos
1.º – JSA Volley (França)
2.º – Voliday (Países Baixos)
3.º – Ala de Gondomar (Portugal)
Sub-15 masculinos
1.º – Bouc-Bel-Air VB (França)
2.º – ASI VB (França)
3.º – VV Utrecht (Países Baixos)
Sub-17 masculinos
1.º – UDA Benalmadena (Espanha)
2.º – CV Oeiras (Portugal)
3.º – VV Utrecht A (Países Baixos)
Sub-19 masculinos
1.º – VV Utrecht A (Holanda)
2.º – Taurus VB (França)
3.º – ASI VB A (França)



