Os concelhos de Vila Franca de Xira e Santarém, estão entre os 15 concelhos mais procurados para comprar casa em Portugal, de acordo com os dados disponibilizados pelo portal Idealista.

Os concelhos inseridos na Lezíria do Tejo rivalizam mesmo com os da Grande Lisboa, aqueles onde se regista maior procura, sobretudo os mais periféricos, onde os preços das casas são mais acessíveis que na capital.

O município mais procurados de todos para comprar casa é a Moita, no distrito de Setúbal, seguido pela Amadora, Alenquer, Vila Franca de Xira e Sintra (todos no território lisboeta), revelam os dados do Idealista relativos ao segundo trimestre de 2025.

O concelho de Santarém surge na 15ª posição da tabela, que analisou todos os concelhos a nível nacional, e é o primeiro fora da região da Grande Lisboa, a nível nacional, e apenas batido por Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto.

Os dados mais recentes do Idealista sugerem, assim, que a tendência de procurar casas à venda nos concelhos periféricos de Lisboa, Porto e Faro continua a ganhar relevância e amplitude na primeira metade de 2025, uma vez que apresentam preços das casas à venda mais acessíveis do que nos centros urbanos.

A nível de preço Santarém, com uma média de 247.100 euros de preço das casas à venda, encontra-se entre os mais baratos do país, contrastando com os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, onde o valor mediado ultrapassa os 500 mil euros.
Vila Franca de Xira regista uma média de 385 778 euros.