A Câmara Municipal de Coimbra “condena veementemente o ato de vandalismo ocorrido na madrugada de hoje, dia 31 de julho, que danificou o Urso do Parque Verde, uma das figuras mais emblemáticas e acarinhadas daquele espaço público”.

“O incidente envolveu a queima de um dos pés da escultura”, informa a autarquia. “Conforme procedimento habitual, a autarquia vai apresentar queixa contra desconhecidos junto da Polícia de Segurança Pública”, acrescenta.

O município de Coimbra “reitera o seu repúdio por comportamentos que atentam contra o património público, que é de todos os cidadãos”.

A autarquia considera que “este tipo de atos revela uma grave falta de respeito pela cidade, pelos seus espaços verdes e pelos símbolos que unem gerações, sublinhando que o Urso do Parque Verde é um ex-libris local, muito estimado por munícipes e visitantes”.

A Câmara de Coimbra reforça que “já se encontram em curso os trabalhos necessários para repor a integridade da escultura e que fará o que estiver ao seu alcance para preservar e recuperar os bens públicos afetados”.