Uma equipa de investigadores do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora conquistou o terceiro lugar na edição de 2025 do Prémio Arquivo.pt, promovido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O projeto distinguido analisou a emergência e evolução das teorias da substituição populacional, utilizando dados históricos disponíveis no Arquivo.pt, plataforma que arquiva páginas web portuguesas desde 1996. A investigação tem uma forte componente nas Humanidades Digitais.

A equipa premiada é composta por Erik Marino, doutorando em História na Universidade de Évora, Rafael Prezado, estudante de mestrado e bolseiro do projeto IN-TACT, e pelas investigadoras Renata Vieira e Ana Sofia Ribeiro, ambas do CIDEHUS-UÉvora. A participação dos dois investigadores mais jovens foi considerada relevante para o desenvolvimento do trabalho.

O Prémio Arquivo.pt distingue anualmente projetos que demonstram o potencial do Arquivo.pt como ferramenta para preservar a memória digital e apoiar a investigação científica nas áreas das Humanidades, Ciências Sociais e Tecnologias da Informação. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 11 de julho, no Encontro Ciência 2025, em Lisboa.

O primeiro lugar foi atribuído ao projeto “Memória autárquica.pt”, centrado na preservação da memória digital dos municípios e no combate à abstenção eleitoral.