
Um forte reacendimento do incêndio que teve início esta terça-feira, 29 de julho, pelas 13.12 horas, em Alcanede, concelho de Santarém, e que pelas 04.24 horas da madrugada desta quarta-feira havia sido dado como em fase de rescaldo, assustou a população de Casais da Espinheira.
Pelas 18.14 horas, as chamas voltaram a ganhar força e obrigaram os mais de 200 operacionais que ainda se encontram no local, a trabalho reforçado, tendo mesmo contado com o apoio dos três meios aéreos sedeados em Santarém.
Durante todo o dia o incêndio teve alguns pontos quentes, que levaram os cerca de 300 operacionais a muito trabalho, e que foram conseguindo evitar que o incêndio se reativasse.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 18.14 horas, o incêndio voltou a estar ativo, estando no teatro de operações 223 operacionais, apoiados por 70 viaturas e três meios aéreos.
Pelas 19.38 horas, a situação regressou à normalidade, com os bombeiros a conseguirem extinguir as chamas.
Recorde-se que este incêndio já provocou a morte a 350 leitões, que se encontravam numa pecuária que foi atingida pelas chamas, e provocou ferimentos em quatro pessoas, dois bombeiros, um sapador florestal e um civil.