
Os alunos da Escola Sede viveram ontem uma experiência educativa marcante, com a realização de uma dupla iniciativa dedicada à sensibilização para a importância da proteção civil, da prevenção e da segurança em situações de emergência, adianta em nota a autarquia da Pampilhosa da Serra.
Por um lado, foi realizado um simulacro de acidente rodoviário, protagonizado pelos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. A iniciativa, que envolveu uma suposta situação de desencarceramento, permitiu aos alunos “assistir ao trabalho rigoroso, rápido e coordenado dos operacionais em contexto de socorro. A demonstração, não só despertou curiosidade dos jovens, como também reforçou o respeito pela atuação dos bombeiros em cenários de risco”, frisa.
Complementarmente, decorreu uma sessão de sensibilização teórica, que envolveu três componentes fundamentais: a explicação do papel do Serviço Municipal de Proteção Civil, a apresentação de medidas preventivas para evitar incêndios rurais, e ainda uma reflexão sobre os comportamentos adequados a adotar em caso de incêndio.
A sessão foi dirigida por Luís Almeida, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, Anabela Martins, coordenadora municipal de Proteção Civil, e Sérgio Garcia, do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia.
Ambas as iniciativas estiveram inseridas no programa da Semana Cultural do Agrupamento e, através de uma abordagem dinâmica e apelativa, procuraram dotar os alunos de conhecimentos fundamentais, capacitando-os para uma cidadania mais ativa, informada e consciente.
A Câmara “agradece a colaboração dos Bombeiros Voluntários e de todos os intervenientes nesta ação, sublinhando a importância de continuar a promover este tipo de ações junto da comunidade escolar”, diz a concluir.