Se estes dias foram relativamente frescos, nos próximos dias vai voltar o calor, boas notícias para quem vai começar as suas férias, situação que irá durar pelo menos durante uma semana.

Perante este cenário, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) volta emitir avisos amarelos, desta feita para seis distritos, a partir das 10h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente.

Já o distrito de Lisboa estará sob aviso amarelo entre as 14h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas de 70 quilómetros por hora, em especial na parte mais litoral e nas serras.

O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superior a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior, o que vai provocar uma subida significativa da temperatura do ar a partir de quinta-feira, com valores de temperatura máxima acima de 30.ºC na generalidade do território do continente, devendo atingir 40.ºC em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e no vale do Tejo.

A temperatura mínima deverá ultrapassar 20 graus em alguns locais do interior, em particular na região sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

A previsão aponta ainda para uma intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir de hoje, o qual será moderado a forte de norte/noroeste, por vezes com rajadas.