
Encontra-se em fase de concurso público, a empreitada que irá reabilitar a antiga escola primária do Mosteiro de São Tiago, freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, e transformá-la num espaço de coworking e incubação de empresas. A decorrer até às 18 horas do dia 14 de junho, e com um valor base de 317.626,57€ euros, este projeto pretende dar uma nova vida a este edifício da antiga escola primária e adaptá-lo à realidade atual.
Este local vem integrar a rede de espaços de cowork e incubação de empresas da Câmara Municipal da Sertã, que incluirá, para além deste, o SmartWorkplace Nuno Álvares Pereira em Cernache do Bonjardim, e o espaço recentemente criado na escola da Abegoaria, na Sertã.
O “Projeto de Reabilitação da Antiga Escola Primária” pretende valorizar o edifício em causa, preservando a fachada e alguns elementos do espaço existente, assim como criar funcionalidades de apoio, tanto no interior como no exterior do edifício. Assim, de uma forma geral, este projeto pretende “conferir protagonismo ao edifício, homenageando a memória da antiga escola primária e estabelecendo uma conexão entre passado e presente”, explica Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Findo o período de concurso público, e após a fase de adjudicação da obra, prevê-se um prazo de execução de 360 dias.
