
A travessia de baleeira entre o Seixal e a Ponta dos Corvos é uma recordação de infância de Verão para as centenas de pessoas que aproveitavam os dias quentas para usufruir das areias da praia fluvial do Rio Judeu.
Durante anos, a ligação por este meio de transporte, anteriormente feito numa embarcação a remos, era praticamente a única forma de chegar à Ponta dos Corvos, uma vez que a estrada que se inicia no Miratejo, e atravessa a zona ribeirinha da Base Naval de Lisboa não tem as melhores condições para veículos automóveis.
Agora, a Câmara Municipal do Seixal anuncia que a ligação fluvial entre as praias do Seixal e da Ponta dos Corvos foi retomada, com o apoio da Associação Náutica do Seixal, «oferecendo novamente à população e visitantes uma alternativa agradável e gratuita de transporte entre estas duas zonas balneares».
O percurso que volta a ser assegurado por uma renovada baleeira tradicional, está disponível durante o período da manhã, entre as 09h00 e as 12h30, e durante a tarde, entre as 14h00 e as 19h00.
E desta feita, ao contrário dos cinquenta escudos que custava a ‘ida e volta’ até à Ponta dos Corvos, a viagem agora não tem qualquer custo, e está acessível a todos os interessados, «promovendo a mobilidade sustentável e incentivando a fruição das zonas ribeirinhas do concelho», segundo o municipio.