A Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo está de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém entre os dias 29 de maio e 1 de junho, com a sua 37.ª edição. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, representa um investimento de 426 mil euros e promete reforçar o seu lugar como um dos maiores certames do Litoral Alentejano. A apresentação oficial decorreu a 30 de abril, na Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, em Alvalade.

Com 200 expositores já confirmados e a expectativa de ultrapassar os 50 mil visitantes, o presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, sublinhou que “as expectativas são altas”, acreditando num crescimento contínuo do evento. Mais do que números, destacou a importância do envolvimento da comunidade: “As pessoas do concelho identificam a Santiagro como a sua feira, há um sentimento de pertença que faz com que queiram estar presentes.”

O certame pretende dinamizar a economia local, não apenas através da hotelaria e restauração, mas também pela promoção do mundo rural e pela imagem positiva do município que projeta para o exterior.

Cartaz musical e atividades para todas as idades

A programação da Santiagro 2025 foi pensada para atrair públicos de todas as faixas etárias. No plano musical, sobem ao palco nomes como DILLAZ (29 de maio), VAN ZEE e SARA SANTINI (30 de maio), DINO D’SANTIAGO e WILSON HONRADO (31 de maio) e, a fechar o evento, QUATRO E MEIA (1 de junho). O programa inclui ainda DJ sets de LIGHTHOUSE, CRISTIAN F e MISS SHEILA. A música tradicional também marcará presença com grupos corais alentejanos e o espetáculo “Fados Marialva e o Cavalo Lusitano”.

O Dia da Criança, celebrado a 1 de junho, terá destaque especial com o espetáculo do Professor Idalécio, atividades no Espaço Natura, uma aula de Take Dance, jogos na Gincana de Desporto e a animação Disco Fun.

Cavalo, mundo rural e gastronomia em destaque

Como já é tradição, o cavalo é uma das estrelas da feira, com batismos equestres, gincanas, uma Poule de Dressage orientada por Neuza Silva, desfile da Charanga da GNR, gala equestre e demonstrações técnicas como tratamentos veterinários dentários.

A componente agropecuária conta com a habitual exposição de animais – equídeos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves – bem como demonstrações de ordenhas, tosquias e alimentação de borregos. Os expositores agrícolas e florestais também marcam presença com as suas novidades e serviços.

A Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul promove ainda um ciclo de colóquios dedicados ao mundo rural e empresarial, com várias entidades convidadas.

A gastronomia local será outro grande atrativo, com provas de rum da Black Pig, gin do Botico, vinhos Curvatura e Sudoeste, bem como a aguardada demonstração de Cocaria pelo chef David Proença. A Santiagro Cooking contará ainda com propostas dos chefs Dinis Diogo, João Pacheco e David Vitorino. Os visitantes poderão degustar desde enchidos, mel, licores e doçaria tradicional, até pão e bolos caseiros.

Entradas acessíveis e mobilidade divertida

O bilhete diário custa 2 euros, com entrada gratuita para crianças até aos 12 anos e portadores do Cartão Sénior Municipal. O passe para os quatro dias tem o custo de 6 euros. A entrada pode ainda ser trocada por cupões da campanha municipal “No Natal Compre no Comércio Tradicional”, que em 2024 garantiu o acesso gratuito a mais de 12 mil pessoas.

A mobilidade divertida também não foi esquecida: os visitantes poderão andar de tuk tuk motorizado, carroça, pónei ou burro, com a animação de Os Cola Pistons e do Galope no Campo, além de um comboio turístico que circulará pela cidade.

A Santiagro 2025 promete quatro dias de festa, tradição, inovação e partilha em torno do melhor que o mundo rural e o concelho de Santiago do Cacém têm para oferecer.