
A Direção Geral de Saúde disponibilizou os dados de novos casos de covid19 até 25 de junho, que somaram um total de 7.503 infeções e foram ainda registados 216 óbitos no mesmo período, número que também tem vindo a aumentar.
Nos primeiros 25 dias de maio foram registados apenas 1.336 casos, o que leva a DGS a considerar que se está a registar um pico de novos casos desta infeção em Portugal.
Os dias em que foram registados números mais elevados foram a 14 de junho, com um total de 616, e a 24 de junho, com 599 casos.
Esta sexta-feira, 28 de junho, o relatório diário da DGS aponta para 313 novos casos e 9 óbitos por covid19.
«Aquilo que temos visto ao longo das últimas três semanas é que existe, realmente, um aumento da incidência de infeções por Covid-19» explicou Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde, esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas, em Vila Pouca de Aguiar.
Embora seja um aumento inferior ao registado em 2023, durante o Verão, a responsável relembrou «a importância das boas práticas para evitar o contágio, que passam em particular pelo uso de máscara.
A DGS recomenda o reforço das medidas básicas de prevenção e controlo de infeção:
• se tiver sintomas de infeção respiratória – Tosse, Febre, Dor de cabeça, Dificuldade respiratória – deve optar por usar máscara, manter distanciamento físico e evitar ambientes fechados ou aglomerados;
• adotar a etiqueta respiratória, ao tossir ou espirrar: tapar o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço e, posteriormente, deitar o lenço no lixo e lavar as mãos, ou usar solução alcoólica com pelo menos 60% álcool;
• lavar e/ou desinfetar as mãos frequentemente;
• manter os espaços ventilados, preferencialmente através de ventilação natural, procedendo à abertura de portas e/ou janelas;
• ligar SNS 24 – 808242424, em caso de persistência dos sintomas.