A edição que assinala o 10.º aniversário da maior prova de ciclismo amador de Portugal deverá formar no Peso da Régua, este domingo, um pelotão com mais de dois milhares de atletas.

Este número corresponde às inscrições já validadas e, uma década depois da sua estreia, vem confirmar que o Douro Granfondo continua a apresentar-se como uma oportunidade imperdível para conhecer um pouco mais da prodigiosa e inesgotável beleza daquela região Património Mundial.

Desta feita, os percursos das três distâncias – 82, 105 e 141 km – surgem com um novo traçado em quase toda a sua extensão e foram projectados maioritariamente a Norte do rio Douro, numa área que, para além do Município anfitrião, abrange ainda os concelhos de Vila Real, Sabrosa, Alijó e Tabuaço. Com excepção para este último, a prova desenvolve-se em pleno coração do Cima Corgo, uma das três sub-regiões do Alto Douro Vinhateiro, onde a paisagem – a vitivinícola, em particular – é totalmente distinta.

A partida será dada na Av. do Douro quando forem 9h00. É dali arrancarão os ciclistas oriundos de todo o país e de 31 outras nacionalidades; o que, neste domínio, constitui um recorde absoluto nos dez anos de existência do Douro Granfondo.

Numa mensagem inserida na revista oficial do evento, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude destaca a “longevidade e sucesso do evento” e a “dedicação e empenho” de todos os envolvidos na sua organização ao longo da última década. “O vosso compromisso e paixão pelo ciclismo são fundamentais para o sucesso contínuo desta relevante prova”, assinala Ricardo Gonçalves.

Do ponto de vista competitivo, o Douro Granfondo tem a particularidade de distribuir pontos extra para o Troféu Superprestígio – cerca do dobro da que é possível amealhar nas restantes provas. Símbolo de líder (à condição) da maior competição de ciclismo amador do País, chegam de amarelo ao Peso da Régua os ciclistas Ivan Sá (Love Tiles) e Flávia Lopes (Brinox), na categoria granfondo; Nuno Gomes (Penacova) e Marlene Seara (Brinox), em mediofondo; Fábio Abreu (Two Hundred Sports) e Mónica Hernandez (Love Tiles), na distância mais curta, o minifondo.

Foto: ©Bikeservice