A Polícia de Segurança Pública (PSP), apresentou esta quarta-feira, o balanço da operação montada para garantir da segurança durante as festas do Colete Encarnado, que decorreu de 4 a 6 de julho em Vila Franca de Xira.

Para garantir o sentimento de segurança dos milhares de visitantes que a cidade de Vila Franca de Xira recebeu nos três dias da sua festa de maior expressão, a PSP preparou uma operação que contou com diversas valências, nomeadamente Policiamento de Proximidade, Ordem Pública, Fiscalização de Trânsito, Fiscalização dos Operadores Económicos e Investigação Criminal.

O caso mais grave ocorreu quando um homem de 32 anos, na posse de uma arma proibida, tentou matar um rival, obrigando a uma intervenção musculada por parte da PSP.
Presente a primeiro interrogatório judicial, este homem viu o juiz decretar-lhe a medida de coação mais gravosa, de prisão preventiva.

Dois homens, de 24 e 25 anos, foram igualmente detidos pela PSP, sendo agora suspeitos dos crimes de roubo e tráfico de estupefacientes. Durante a sua revista a PSP apreendeu-lhes 11.88 doses de Haxixe.
O tribunal decretou-lhes apresentações bissemanais e a proibição de contactos com a vítima que tentaram roubar durante as festividades.

O caso de menor gravidade ocorreu com um homem de 39 anos, que viria a ser detido por não acatar as ordens das autoridades, respondendo agora pela prática do crime de resistência e coação sobre funcionário.

Segundo a PSP, “foram ainda elaborados vários autos de notícia por contraordenação relacionados com a prática ilegal da venda ambulante, bem como foram apreendidos vários artigos relacionados com essa atividade.”