Um homem foi detido na Amadora após uma perseguição apeada, depois ter sido identificado pelos polícias por corresponder às características do suspeito que na noite de 4 para 5 de julho havia agredido um polícia e encetado a fuga.

O suspeito foi visualizado por elementos da Divisão Policial da Amadora, que montaram uma vigilância discreta para tentar confirmar as suspeitas de se tratar da mesma pessoa.

Durante esta, e ao fim de alguns minutos, viram o indivíduo entrar nos bancos traseiros de uma viatura e abandonar o local.

Foi então feito o seguimento ao veículo e deram-lhe ordem de paragem, ao que inicialmente o condutor não obedeceu.

Apesar disso, os polícias conseguiram abordar a viatura, na qual se encontravam ocupantes, e foi no momento da abordagem que os agentes se aperceberam que o suspeito tentou ocultar a bolsa que trazia consigo, aos seus pés, por baixo do banco da viatura da frente.

Mas logo que o suspeito viu uma oportunidade, saltou o separador central da via e encetou fuga apeada, tendo sido perseguido por vários polícias de forma apeada, acabando por conseguir intercetá-lo já no interior de um prédio.

Ao ver que estava encurralado, o indivíduo empurrou violentamente um dos polícias, havendo necessidade de recorrer ao uso de TASER para controlar o suspeito e procederem à sua algemagem.

Dentro da bolsa que o suspeito tentou esconder, foram encontradas duas armas de fogo de 9 mm e 7,65 mm, bem como 5 munições de calibre 9 mm, 17 munições de calibre 7,65 e ainda 1480 euros em numerário.

Numa busca à viatura foi também localizada dentro da mochila do condutor do veículo mais uma arma de fogo de 9 mm, transformada, e 45 munições de calibre 380.

Os detidos foram presentes a 1.º interrogatório judicial, tendo sido aplicadas as medidas de coação de prisão preventiva, ao suspeito que agrediu os polícias, e apresentações periódicas ao condutor da viatura, de 23 e 24 anos, respectivamente.