Decorre até ao final do verão, por toda a cidade de Braga, o programa cultural Ares de Verão. Com o objetivo de dinamizar a cidade e afirmar Braga como um destino cultural inclusivo e aberto a todos, este evento convida bracarenses e visitantes a redescobrir o espaço público, viver o património e partilhar experiências únicas nos jardins, praças e ruas da cidade, numa viagem que vai da tradição às novas linguagens artísticas.

O programa inclui o Verão no Parque, um programa cultural pensado para toda a família. No coração da cidade, o Verão no Parque oferece uma programação diversificada, que inclui o Festival Teatro Jardim, sessões de jogos de tabuleiro na Ludoteca da Estufa, caminhadas por trilhos acompanhadas de contos e um atelier criativo na Biblioteca de Jardim, junto à Igreja dos Congregados. Esta iniciativa integra o ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga, alinhando-se com a Estratégia Cultural 2020-2030.

 

Ainda integrado no Ares de Verão, Braga volta a ser palco da celebração do Blues com a 8.ª Edição do Festival Internacional Nova Arcada Braga Blues, um dos mais icónicos e vibrantes festivais de Blues de Portugal. Durante estes três dias, o coração da cidade pulsa ao som do blues na Praça Municipal, sempre às 21h30, com entrada livre.

Até domingo decorre também o Mimarte, festival de teatro inserido na Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. Nesta edição comemorativa dos 25 anos, Braga transforma-se num palco vivo com 10 apresentações disruptivas, 5 espetáculos noturnos, artistas de 7 países e um artista local como anfitrião. O Mimarte é co-financiado pelo programa regional Norte 2030.

Inserido no programa Ares de Verão, está também o Festival Vaudeville Rendez-Vous, que se realiza entre os dias 16 e 19 de julho. Este evento une os concelhos de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos e o circo contemporâneo toma conta de espaços icónicos destas cidades, apresentando companhias nacionais e internacionais. Entrada livre para todos os que queiram assistir aos espetáculos.

A cidade abre também as suas portas, nos dias 26 e 27 de julho, para receber mais um Festival Internacional de Folclore, um evento que mostra a diversidade e riqueza cultural de várias partes do mundo. De Portugal, passando pela Costa do Marfim, Argentina ou Estados Unidos da América, entre muitos outros, os grupos participantes tornam estes dois dias numa partilha de identidades e culturas de vários pontos do mundo.

Agosto em Braga é sinónimo de Tardes de Domingo. O Parque da Ponte recebe os grupos folclóricos do concelho, numa aposta da valorização e salvaguarda do património imaterial associado às tradições locais.

Paralelamente, nos dias 8 e 9 de agosto, o Festival ESTEOESTE regressa ao Parque da Ponte, em Braga, para mais uma edição que celebra a cultura, a música e a comunidade local. Bed Legs, MONSTRO, Saya, Tricla, TheVaults, Palas, Catarina Carvalho Gomes, xauxau dodô, o coletivo Boca de Sino, Homem em Catarse, Putlex, Cavalheiro, Tomás Alvarenga ALCRUD3 Live Band compõem a programação desta edição, com atuações distribuídas por dois palcos ao ar livre.