Portalegre assinala os 51 anos da Revolução dos Cravos com um conjunto de iniciativas que se estendem pelos dias 24 e 25 de abril, promovidas pela Câmara Municipal em colaboração com diversas entidades locais.

As comemorações têm início na véspera, dia 24 de abril, às 17h30, com a inauguração da exposição “Palavras de abril”, na Biblioteca Municipal. A mostra é da autoria dos alunos dos cursos de Jornalismo e Comunicação e de Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, sob orientação das docentes Ana Cravo e Conceição Cordeiro.

À noite, pelas 21h30, o Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) recebe o espetáculo “Semeando… colhendo com 100 anos de Carlos Paredes”, uma homenagem ao centenário do mestre da guitarra portuguesa, com atuação do Grupo de Cantares de Portalegre “Semeador” e do Luísa Amaro Trio.

No dia 25 de abril, as celebrações começam cedo, às 10h00, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, acompanhado por honras militares e pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Euterpe. Segue-se, às 10h30, um apontamento musical do grupo “Euterpe Five”, no Centro de Congressos da Câmara Municipal.

A Sessão Solene comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril está marcada para as 10h45, no mesmo local. Às 11h30, as escolas do concelho apresentam o momento criativo “Ser jovem 51 anos após o 25 de abril de 74”, refletindo sobre a importância da liberdade e da democracia nas gerações mais novas.

O programa encerra às 12h00 com nova atuação do grupo “Euterpe Five”, encerrando com música uma manhã de celebração, memória e compromisso com os valores de Abril.