Como escrevi anteriormente, Oliveira de Azeméis precisa de soluções alargadas capazes de poderem dar uma alternativa ao atual Executivo municipal do Partido Socialista. Estamos e estaremos sempre disponíveis para encontrar os melhores candidatos, candidaturas e equipas para desenvolverem o seu trabalho junto da população.
Quando se fala em eleições autárquicas, temos que ter em conta a relação de proximidade eleitores/eleitos, ter em conta quais são as verdadeiras aspirações e anseios das populações. Estamos sempre disponíveis para ouvir a população e dar respostas em tempo útil. Naturalmente, nenhum candidato ou candidatura pode prometer fazer ou resolver tudo. Mas uma coisa tem obrigação: dar resposta. Sim ou não, a boca é a mesma, procurando dar explicações assertivas sobre a decisão tomada. Acredito que a população entederá muito melhor as decisões tomadas. Penso que numa grande maioria dos casos, os eleitores se sentem defraudados pelo pouco esclarecimento que lhes é prestado.
Claro que quando se tomam decisões é em nome de todos. Em muitos casos são decisões políticas, em função dos seus programas eleitorais e promessas. Sempre que tomam estas decisões temos que levar em linha de conta o custo/benefício por cada euro investido e o retorno que traz para a população, por isso muitas vezes a população não entende esses benefícios. Repito, em muitos casos por falta de esclarecimento. Um exemplo sem explicação: há freguesias que são tratadas como filhas de um Deus maior e outras como filhas de um Deus menor. Na prática, muito investimento e noutras quase nada. Uma sugestão que poderia ajudar a população a aceitar melhor tudo isto. Descentralizar, dar músculo financeiro às freguesias para elas próprias tomarem as próprias decisões sobre as reais necessidades da sua população. Seria muito mais transparente, não haveria a possibilidade de pensarmos que o Executivo municipal poderá ser mais amigo de umas do que outras, em função das cores políticas de cada uma. A nossa terra merece todos os sacrifícios que possamos fazer em torno de Oliveira de Azeméis e das nossas freguesias.

Constantino Tavares, Presidente da concelhia do CDS-PP