Nuno Fazenda foi eleito pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, coordenador do PS na Comissão Parlamentar de Economia e Coesão Territorial, uma das mais abrangentes e estratégicas na atual legislatura.

Com um percurso parlamentar marcado pela dedicação à coesão do território, aos fundos europeus e ao desenvolvimento económico, Nuno Fazenda presidiu à Subcomissão de Acompanhamento do PRR e dos Fundos Europeus, coordenou a Comissão de Ambiente e Energia e integrou diversas outras comissões, incluindo a de Poder Local e Coesão.

Segundo o PS, a comissão que agora o eleito por Castelo Branco passa a coordenar é, no atual contexto governativo, “uma das mais abrangentes, reunindo duas áreas estratégicas da governação — a Economia e a Coesão — e acompanhando instrumentos fundamentais como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030”. É a esta comissão que compete acompanhar e fiscalizar de perto a ação governativa nestas áreas estratégicas.

Nuno Fazenda tem ainda experiência governativa, pois integrou o último Governo liderado por António Costa como secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços. O socialista assinala que “faremos uma oposição exigente, responsável e alternativa, com propostas construtivas para uma economia mais forte e um país mais coeso”.