
Entre os dias 18 de abril e 2 de junho, o Museu Municipal de Vidigueira recebe a exposição “25 de Abril Sempre!”, uma mostra de cartoons da autoria de Luís Afonso, um dos mais emblemáticos cartoonistas portugueses da atualidade.
A inauguração oficial da exposição terá lugar no dia 23 de abril, às 17 horas, num momento que contará com a atuação especial do Grupo Coral Cantadores do Desassossego, evocando o espírito de liberdade e resistência que marcou a Revolução dos Cravos.
A exposição reúne trabalhos que, através do humor e da crítica mordaz, celebram os valores do 25 de Abril, mantendo viva a memória da conquista da democracia e alertando para os perigos da sua erosão. Luís Afonso usa o traço fino e a palavra afiada para fazer do cartoon uma poderosa ferramenta de reflexão cívica.
Sobre Luís Afonso
Luís Afonso nasceu em Aljustrel, em 1965, e reside atualmente em Serpa. Licenciado em Geografia, exerceu a docência e colaborou em projetos de desenvolvimento até 1995, altura em que decidiu dedicar-se inteiramente ao cartoon, área onde já vinha a trabalhar desde 1985.
É presença diária em vários meios de comunicação, com rubricas como “Bartoon” no jornal Público, “Barba e Cabelo” em A Bola, “SA” no Jornal de Negócios e “A Mosca” na RTP/Antena 1. Conta com nove livros de cartoons publicados, sendo oito como autor integral e um como argumentista.
Paralelamente, aventurou-se também na ficção, com títulos como O Comboio das Cinco, O Quadro da Mulher Sentada a Olhar Para o Ar Com Cara de Parva e outras histórias, A Morte de A a Z (todos editados pela Abysmo) e O Chef (Relógio D’Água). Em 2019, realizou ainda a curta-metragem Everestalefe.
A exposição “25 de Abril Sempre!” é uma oportunidade única para conhecer ou revisitar a obra de um autor que, com humor e inteligência, nos desafia a pensar Portugal — ontem, hoje e sempre.