A Câmara Municipal de Évora lançou três concursos públicos para a construção de novas Unidades de Extensão de Saúde nas localidades de São Sebastião da Giesteira, Nossa Senhora de Machede e Nossa Senhora da Graça do Divor, no âmbito do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente na componente «Cuidados de Saúde Primários com mais respostas».

Segundo o projeto consultado pelo Jornal oDigital.pt, as empreitadas visam melhorar a resposta dos cuidados de saúde de proximidade, substituindo estruturas consideradas desadequadas, e respondem à meta PRR C01-i01/2022, que prevê a construção de novas unidades com padrões energéticos mais eficientes e infraestruturas adaptadas às exigências atuais.

São Sebastião da Giesteira

O procedimento para a empreitada da unidade de São Sebastião da Giesteira prevê a reabilitação do antigo lavadouro municipal para instalação da nova unidade. O valor base da empreitada é de 180.452,97 euros, sem IVA, com um prazo de execução contratual de 300 dias.

Nossa Senhora de Machede

O concurso relativo à unidade de saúde de Nossa Senhora de Machede tem como preço base 233.333,00 euros, sem IVA, e o mesmo prazo de execução de 300 dias. A intervenção insere-se na estratégia de reforço da capacidade de resposta dos cuidados primários na área geográfica da freguesia.

Nossa Senhora da Graça do Divor

Por sua vez, a construção da unidade de Nossa Senhora da Graça do Divor, tem um preço base fixado em 237.609,93 euros, sem IVA, e também um prazo de execução de 300 dias. Esta obra insere-se igualmente no quadro da reforma dos cuidados de saúde primários promovida pelo PRR.

Os três investimentos são financiados por fundos da União Europeia através do PRR.