O Município de Aljustrel lançou um concurso público para a execução das infraestruturas gerais da futura Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel, na freguesia de Ervidel, concelho de Aljustrel.

O anúncio do procedimento foi publicado em Diário da República no dia 24 de julho, com um preço base de 1.607.129,70 euros, excluindo IVA.

De acordo com o projeto técnico, consultado pelo Jornal ODigital.pt, a intervenção visa criar as condições necessárias à instalação de 12 lotes destinados a atividades económicas, numa área total de 18.850 metros quadrados, localizada na extremidade sudeste da vila, junto à Rua do Poço Frade.

A proposta urbanística segue uma malha ortogonal que contempla arruamentos com dois sentidos, zonas verdes, passeios e estacionamento. Está prevista a criação de um arruamento principal com cerca de 197 metros de extensão. Os lotes poderão comportar edifícios até dois pisos, com altura máxima de fachada de 10 metros.

A área total de espaços verdes será de 3.874 metros quadrados, estando previstos 68 lugares de estacionamento público – dos quais seis destinados a pessoas com mobilidade condicionada – e 20 lugares de estacionamento privado.

As infraestruturas a executar incluem rede viária, rede de drenagem de águas residuais e pluviais, abastecimento de água, eletricidade, telecomunicações e rede de combate a incêndios, com ligação às redes existentes nos arruamentos adjacentes.

O investimento será financiado com fundos da União Europeia e deverá ser executado num prazo de 540 dias.

O projeto prevê ainda medidas de integração paisagística, com a instalação de zonas verdes e caldeiras para árvores ao longo dos passeios pedonais, bem como medidas de drenagem e proteção de taludes, com utilização de geotêxteis e estruturas de contenção.