O Município de Esposende vai apoiar a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa na aquisição de uma ambulância de emergência e vai ajudar a Paróquia de Gemeses a melhorar a iluminação do Adro da Igreja e zona envolvente.

Em causa estão apoios financeiros no montante de 53.597,49 euros, aprovados em reunião do executivo municipal, cuja atribuição se enquadra na política de apoio às instituições do concelho e na perspetiva do interesse público.

 

A Delegação de Marinhas Cruz Vermelha Portuguesa irá receber 35.327,07 euros, correspondente a 50% do valor total do veículo, como determinam as regras de apoio às instituições para compra de viaturas. Face à crescente necessidade na garantia dos cuidados pré-hospitalares, torna-se urgente a aquisição de uma nova ambulância para garantir a continuidade da missão de socorro e assistência prestada pela instituição. O Município está, deste modo, a contribuir para garantir uma constante e progressiva melhoria dos serviços prestados aos utentes Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente o apoio social à comunidade mais vulnerável.

Através de um protocolo de cooperação a celebrar com a Fábrica da Igreja Paroquial de Gemeses, o Município vai apoiar a Paróquia na melhoria das condições de conforto e segurança do Adro e da área envolvente, através da atribuição do montante de 18.270,42 euros. A intervenção contempla o restauro dos 13 candeeiros existentes, que foram vandalizados, e o restauro e conservação das Alminhas do Paço. O complexo paroquial é composto por amplos espaços exteriores, Cemitério, Residência e Salão Paroquial, parque de estacionamento e arruamentos públicos que lhe são contíguos, constituindo-se como “Centro Cívico” de Gemeses, sendo fruído por toda a sua população. Para o Município “importa dotar este espaço de condições, designadamente ao nível da iluminação, que permitam a sua fruição em condições de segurança pela população, bem como, impedir que os equipamentos e bens existentes neste espaço, sofram atos de vandalismo, sobretudo durante a noite”.