A Freguesia de Meirinhas deu o primeiro passo para a implementação de uma Faixa Ordenada de Defesa Agroflorestal, com os trabalhos preliminares já em curso. Este projeto, desenvolvido em parceria com o Município de Pombal e os proprietários da região, cria uma zona de promoção agroflorestal autóctone, equilibrando a preservação ambiental e a segurança da comunidade.

A área abrangida por esta faixa terá como foco a limpeza das linhas de água e a reparação de caminhos, em coordenação com as faixas de gestão de proteção existentes para infraestruturas importantes, como a A1, E-Redes e o gasoduto. Esta conjugação de esforços visa a criação de uma barreira natural contra incêndios na região oeste e sudoeste da freguesia, uma das mais densamente florestadas.

A zona sudoeste de Meirinhas é a maior mancha florestal da freguesia, pelo que a implementação de estratégias que aliem o valor para os proprietários ao interesse público de proteger a comunidade, pessoas e bens, é de vital importância, salientou a autarquia.

O projeto, será concluído até ao final do ano, poderá representar um marco na defesa contra incêndios florestais na região, ao passo que incentiva uma gestão mais sustentável e eficiente dos terrenos. O Município de Pombal e a freguesia de Meirinhas destacam a importância de envolvimento de todos os atores locais, numa ação coordenada para garantir a proteção da região.