
A Diocese de Santarém celebrou o jubileu dos 50 anos com uma missa especial, na tarde de 16 de julho, que contou com a presença de várias figuras da região e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimónia decorreu na Catedral de Santarém onde a população escalabitana se uniu aos padres das várias paróquias pertencentes à diocese para celebrarem a missa ministrada pelo cardeal D. José Traquina que durante o seu sermão na homilia apelou a “tornar Deus mais próximo de todos para valorizar a pessoa humana, as famílias, o trabalho, a educação e o cuidado com os mais pobres e com o ambiente” referindo que Deus se tornou mais próximo para valorizar a humanidade “sem excluir ninguém”.
O cardeal pediu ao Presidente da República que dirigisse uma palavra aos fiéis presentes, que agradeceu à diocese “em nome de Portugal” pelos 50 anos de dedicação a Portugal e de construção do presente e do futuro “num tempo tão desafiante” e no serviço “na educação, na cultura, na ação social, na saúde, na proximidade, no acompanhamento das famílias e das comunidades”. A figura máxima do Estado Português deixou também uma palavra para os autarcas pelo trabalho desempenhado num tempo de cada vez mais descriminação e desigualdades.
Durante a cerimónia, foi lida uma mensagem do Papa Leão XIV, em que o Sumo-Pontífice apela a “um renovado e frutuoso impulso missionário”, uma promessa que o bispo escalabitano garantiu integrar na programação pastoral para o futuro próximo.